Sabemos que não é fácil estar entre panelas e planilhas sem ter sistemas de alimentação para PMEs – pequenas e médias empresas, então esse artigo é pra você!

Você que é dono daquele pequeno tradicional restaurante ou pizzaria, hamburgueria, lanchonete, pastelaria, qualquer pequeno negócio de alimentação, sabe bem o que é conseguir fazer esse malabarismo que é manter a excelência no atendimento, além de manter a saúde financeira da empresa. Tudo isso é desafiador e requer habilidade e também ferramentas! Daqui pra frente vamos falar quais são essas ferramentas ou sistemas para PMEs que vão te ajudar a fazer seu negócio crescer a passos largos. Bora?

Ser dono de um pequeno negócio de alimentação pode ser tão desafiador quanto ser dono de uma grande rede de pizzarias, hamburguerias, açaiterias, sorveterias e gelaterias, ainda mais em cenários como o que temos vivido com a pandemia.

Apesar da dedicação dos donos de pequenas empresas com o seu negócio, vários são as situações do dia a dia que dificultam a operação do negócio. As planilhas já não são suficientes e as panelas, chapas e fornos que têm que estar a todo vapor, e a equipe que não consegue estar em sintonia com atendimento, produção, pagamentos etc. Muito trabalho, pouca sincronia entre o que se compra o que se produz e o que se vende. Os números oscilam, a conta não fecha.

Muitos proprietários se identificam com esse cenário: não sabem quanto venderam no mês, nem quanto e quando têm que pagar as contas. Mas e você, se identifica? Pois é, umas das grandes soluções para esses pontos críticos são os sistemas para a gestão e vendas, porém além de caber no orçamento eles têm que ser pensados para os pequenos negócios de alimentação.

Mas e agora? Como escolher entre as ofertas de sistema de alimentação para restaurantes e fast foods?

A realidade de um proprietário de um restaurante ou de empresas do mesmo ramo quanto a administração exige muito esforço. Na pressa, não têm tempo para anotações e mais anotações. Outras vezes, confiam na memória, e no melhor desses cenários, usam planilhas, que oferecem um controle muito básico e que já não dão o suporte devido para o seu negócio. Está na hora de escolher um bom sistema para vendas em restaurantes e afins!

O software para gestão de PMEs do segmento de alimentação fora do lar a ser escolhido deve ser prático para e proporcionar agilidade nas vendas. É necessário que os sistemas para restaurantes dêem aos proprietários dos micro e pequenos negócios tranquilidade e que possam sair da aflição de ter que fazer tudo ao mesmo tempo.

Os pequenos negócios merecem atenção, afinal eles movimentam a economia do país mesmo com tantos desafios. São verdadeiros heróis, fato! A tecnologia tem que estar ao alcance dessas pequenas empresas de alimentação, sendo que o custo-benefício deve estar apropriado para oferecer controles que irão proporcionar o crescimento e a sustentação do negócio nesse mercado cada vez mais competitivo. Informação é PODER!

Mas afinal, como você definiria a sua empresa? Saber quem ela é e que porte ela tem torna mais fácil identificar qual é o melhor sistema para a gestão de negócio de alimentação, assim fica mais descomplicado competir neste mercado repleto de gigantes.

Sistema para restaurantes

Um grupo de perguntas que podem te levar a ter novas ideias e boas decisões.
invista 5 minutos para pensar sobre o crescimento e fortalecimento de sua empresa.

Diagnóstico de Restaurante

Veja um breve diagnóstico sobre as suas respostas

1. PDV:

Se você marcou as quatro primeiras respostas que fazem parte do ‘grupo (A)’ você faz parte de um grupo de empresas que poderiam mudar o seu patamar de gestão e assim começar a crescer e aparecer.

Um bom software para o seu negócio é aquele que além de ter um PDV – frente de loja – descomplicado, te auxilie na gestão e performance dos negócios e das vendas. E, ainda, com relatórios simples de vendas dos produtos no dia a dia, um controle mais acurado do seu estoque e fornecendo previsões de compras com base no seu histórico de vendas que te ajudarão a ter mais poder de barganha com seu fornecedor.

Tendo acesso a informações precisas extraídas de um bom e simplificado sistema de PDV, terá te melhoras na gestão de fluxo de caixa do seu estabelecimento. Evitará compras desnecessárias e estocagem de produtos sem a mínima necessidade.

Essa agilidade de informações o tornará cliente VIP já que agora as previsões de pagamentos estão todas alinhadas no financeiro da empresa. ‘Já era’ essa de atrasar os pagamentos!

Muitos são os restaurantes, lanchonetes, hamburguerias, pizzarias, rede de açaí, lojas de conveniência, fast foods etc. que têm um ou no máximo dois pontos de venda, ou mesmo uma ou duas lojas com um caixa cada. Em cenários como estes, adquirir um PDV com uma retaguarda robusta, típica gestão de grandes empresas, pode ser muito caro. Por isso, a Teknisa pensou na solução ODHEN EXPRESS, um sistema específico para pequenos restaurantes ou empresas do segmento de alimentação fora do lar.

2. Marketing:

Se você marcou as perguntas do grupo dois (02) que tratam do marketing de divulgação de sua marca, saiba que existem ferramentas voltadas para a gestão do delivery com apoio às campanhas de marketing, são os stickers ou “figurinhas” (igual a Goomer tem, podemos ter?ver com SAMUEL) que, ao você divulgar o link no Instagram, WhatsApp, Facebook, abrem logo o seu cardápio digital e em um minuto o seu consumidor pode pedir, pagar e receber onde ele estiver. Sem precisar baixar nenhum APP! (Vamos colocar isso sem mesmo termos no produto?)

Lembre-se disso, o hábito dos consumidores, hoje em dia, é ir direto ao Google e às redes sociais para procurar por comida boa, por qualidade e por preço, e ainda, saber da opinião de quem consumiu o produto, e quando encontram tudo isso tentarão fazer um pedido e é aí que entra a necessidade da sua empresa ter uma solução de delivery eficaz.

Se você não tem uma agência de marketing para elaborar as estratégias para alavancar o seu negócio, comece estudando sobre o marketing digital. Aos poucos você vai absorvendo boas dicas para impulsionar seu restaurante, fortalecer sua marca e fazer com que seus clientes tornem-se cada vez mais fiéis aos seus produtos. A concorrência sabe disso e você tem que estar ao nível deles.

É muito importante também pensar nas promoções que você vai dispor para os seus clientes! Sorteios, pontuação em clube de vantagens, cupons, entrega grátis, são mecanismos que você poderá oferecer tendo seu próprio delivery.

Seus clientes estão, também, nas redes sociais e as estratégias para atrair a atenção destas pessoas nestes canais são rápidas e audaciosas. Muitos destes consumidores se interessam pelo dia a dia de uma empresa, mas para que isso acontece é necessário fomentar conteúdos ricos de informações. É fácil de postar informações legais sobre seu negócio nos stories do Instagram, por exemplo. Isso aumenta o relacionamento com o seu cliente.

Você pode também divulgar vídeos das receitas de seus pratos e bebidas, as pessoas tendem a compartilhar este tipo de conteúdo e acabam impulsionando o seu negócio sem que você tenha, ainda, que investir em anúncios nas redes sociais.

As pessoas que estão passando tempo nas redes sociais também podem se deparar com uma promoção de seus produtos, a atenção delas será atraída pelos cupons de desconto, sorteios, delivery grátis etc. Pense nisso, em como ativar estas ações de forma rápida e prática não perdendo a qualidade na entrega para seu cliente.

O marketing digital é um caminho sem volta. Impulsione começando com sua região, invista aos poucos e colha os frutos por um longo tempo! Assim você ainda consegue definir o raio de atuação do seu delivery e economizar nas entregas.

Se quiser mais dicas de como impulsionar posts na redes sociais, entre em contato conosco ou assista ao vídeo que ensina como fazer isso de maneira prática.

‘Fazer um vídeo ensinando a impulsionar um post.’ Ou até mesmo um infográfico.

Uma boa decisão é inserir o restaurante no Google ‘Meu negócio’, pois fica mais fácil acompanhar o que os clientes falam sobre seus produtos e torna mais fácil que seu restaurante seja encontrado.

“Com a conta do Google Meu Negócio, você tem muito mais que uma ficha com as informações da sua empresa. O perfil de negócio é um recurso que permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.”

Outra forma de divulgar seu site é através do Google AdWords, que precisará de maior dedicação mas é importante conhecer. O Google AdWords, funciona através de palavras chave pagas que identificam seu negócio colocadas em destaque nas buscas do Google.

“Mostre sua empresa quando as pessoas procurarem o que você oferece
É no Google que as pessoas pesquisam o que fazer, aonde ir e o que comprar. Cadastre-se no Google Ads

Por exemplo, se o seu negócio é um restaurante Italiano ou casa de massas, as palavras chave podem ser macarrão ao sugo, lasanha quatro queijos, nhoque ao molho branco, trata-se de palavras que seu consumidor digitaria no sites de busca e acabam por encontrar o seu site.

3. Delivery:

Se você marcou as perguntas do grupo dois (02) que tratam do assunto ter um delivery próprio (solução EatTake), taxas altas dos marketplaces, você pode resolver em dois passos esta questão.

Ter um delivery próprio é mais fácil do que você imagina. A vantagem de ter um delivery próprio é dele ser direcionado ao seu produto sem distrações. Contar com um APP próprio de delivery coloca sua marca em destaque no mercado falando a linguagem de seu consumidor.

Pagar apenas um valor pequeno por mês e possibilitar que seus consumidores utilizem o serviço de delivery exclusivo de sua marca, produtos é mesmo muito bom.

4. Cardápio digital:

Se você marcou as perguntas do ‘grupo (B)’ que tratam do assunto “ter um cardápio digital” e “ter um APP de autoatendimento”, saiba que pode contar com estas soluções por um custo-benefício que cabe no seu orçamento. E seu consumidor, estando no conforto de sua casa, no trabalho, no balcão ou na mesa do seu estabelecimento, pode fazer seu pedido sem ter que ter contato com outras pessoas, e ainda, participar das promoções do seu restaurante.

Cardápio de papel, já era! Além de ter um custo alto traz também uma insegurança para o consumidor por questões de higienização. Ter um cardápio digital na mesa com a opção de leitura por QRCode, seria um bom investimento pensando na retomada e no distanciamento social, ainda mais que o padrão de consumo está cada vez mais tecnológico. E se você quer marcar presença no mundo digital, a solução de cardápio digital é uma ótima estratégia, já que as pessoas poderão acessá-lo facilmente de seus próprios celulares.

Outro item importante de se pensar sobre cardápio digital, são as fotos dos produtos, afinal as pessoas mais visuais vão escolher os seus produtos através delas. As imagens devem despertar “a fome” e impulsionar o consumidor a ter interesse pela compra. Uma boa foto deve ‘ilustrar o sabor do prato’, também deve levar o seu cliente a imaginar o cheiro, a temperatura, tudo isso é possível de produzir através das imagens.

Siga alguns passos para ter qualidade nas fotos de seus produtos. Existem bons profissionais para realizar esta tarefa, mas você mesmo pode ser um excelente fotógrafo usando um bom celular com uma boa câmera. Aprenda algumas instruções sobre limpar as câmeras, focar, montar um cenário, mostrar o produto por dentro, capriche no recheio. Pense em fotografar o produto quente, saindo aquela fumacinha, com aquele queijo derretendo de dar água na boca, aquela bebida geladinha com gotinhas escorrendo do lado de fora.

 

A Teknisa é uma desenvolvedora de softwares para a administração de restaurantes e fast foods. Ela tem um conhecimento acumulado sobre o dia dia dessas empresas. Por acreditar no potencial dos pequenos empreendedores desse setor, desenvolveu sistemas próprios e bem mais simples para a administração de um negócio de alimentação, seja de que porte for.

Pequenos negócios muitas vezes trabalham com menos recursos financeiros, com capital de giro menor, se comparado a uma gigante do segmento. É por isso que um pacote de soluções para atender à automação comercial de uma pizzaria, lanchonete, pastelaria etc. tem que ter preço compatível com o porte financeiro de cada uma dessas empresas.

Apoiar os pequenos empreendedores vai muito além de impulsionar a economia do Brasil, você também acredita nisso? Parce que este é o senso comum. Mas dar apoio vai muito além de comprar alimentos feitos por estes heróis do Brasil.

Disponibilizar sistemas e consultoria de melhoria nos processos para pequenas empresas é um dos objetivos da Teknisa, sabendo que tanto as soluções quanto o suporte devem ir ao encontro das necessidades delas. Por isso, agora, você, pequeno empreendedor pode adquirir soluções em tecnologia sem burocracias de pagamentos e de implantação!

Sim, de implantação! Isso porque a mão de obra muitas vezes são as mãos do próprio dono que fica aflito entre as planilhas e as panelas. Tem que ter um jeito mais prático de adquirir, implantar e usar as soluções para gestão das vendas, PDV, do delivery, do estoque e compras.

Como é feita a implantação dos softwares PDV para gestão de vendas de micro e pequenos negócios de alimentação da Teknisa?

Dê um olhada na resposta dos nossos consultores especialistas de gestão em alimentação:

É muito simples! Além do suporte e apoio dos consultores especializados no segmento de food service, a implantação conta com apoio de uma base de EAD’s e Webinars que são disponibilizados aos nossos clientes gratuitamente por 01 ano! Além disso são desenvolvidos manuais auto explicativos com o intuito não só de permitir ao cliente a retenção do conhecimento mas também de viabilizar o investimento de aquisição dos sistemas com menos horas de serviço.

Com o Odhen Express você terá não somente um “bom” PDV para gestão de estabelecimentos de alimentos, terá também um sistema de fácil usabilidade. Você, dono de um pequeno negócio, também pode contar com uma retaguarda digna dos grandes empreendedores do food service que focam bastante nos controles que “estão por detrás de seus balcões” como gestão e manutenção dos caixas, controle de estoque para vários almoxarifados, de contas a pagar e receber, de emissão de notas fiscais, importação de notas por XML, conciliação bancária, gestão de compras com cálculos de previsão de consumo, emissão de relatórios gerenciais de vendas e despesas, e muito mais!

Odhen Express

R$2.500,00 implantação

R$250,00 mensais

Um PDV em Cada Unidade

Empresas no regime do Simples Nacional
Até 02 unidades com 01 PDV cada
Sem limite de emissão de cupons
Implantação 100% remota (em até 02 semanas)
Sem limite de impressoras
Gestão das vendas
Relatórios de vendas e gerenciais
Gestão de Estoque
Gestão financeira
Gestão da operação das lojas
Sem limites de vendas mensais
01 ano de EAD e Webinar Grátis
Sistema totalmente WEB
100% Fiscal com abrangência nacional
Servidor SaaS- 100% Nuvem
Venda balcão, Mesa, Comanda e Delivery em uma única tela
Integração com Marketplaces (iFood, UberEats, Neemo, entre outros)
Suporte- 07 dias por semana de 07h às 23h (incluindo feriados)

Odhen Middle

R$6.000,00 implantação

R$270,00 mensais

Um PDV em Cada Unidade

Empresas no regime do Simples Nacional
Empresas nos regimes Lucro Presumido e Real
Até 03 unidades com 01 PDV cada
Sem limite de emissão de cupons
Implantação Remota e Presencial em até 01 mês
Sem limite de impressoras
Gestão das vendas
Relatórios de vendas e gerenciais
Gestão de Estoque
Gestão financeira
Gestão da operação das lojas
Sem limites de vendas mensais
01 ano de EAD e Webinar Grátis
Sistema totalmente WEB
100% Fiscal com abrangência nacional
Servidor SaaS- 100% Nuvem
Venda balcão, Mesa, Comanda e Delivery em uma única tela
Integração com Marketplaces (iFood, Uber Eats, Neemo, entre outros)
Suporte- 07 dias por semana de 07h às 23h (incluindo feriados)
Expansão até 10 unidades com modalidades de venda balcão e delivery
DRE
Programa de Fidelidade
Adesão de Adicionais: Autoatendimento, KDS, conciliador de cartões e outros!
Expansão nas modalidades de venda, mesa e comanda de até 05 unidades

Odhen Premium

 Sob Consulta

Sob Consulta

Ilimitado

Empresas no regime do Simples Nacional
Empresas nos Regimes Lucro Presumido e Real
Não limita quantidade de unidades e PDV’s
Sem limite de emissão de cupons
Implantação Remota e Presencial
Sem limite de impressoras
Gestão das vendas
Relatórios de vendas e gerenciais
Gestão de Estoque
Gestão financeira
Gestão da operação das lojas
Sem limites de vendas mensais
01 ano de EAD e Webinar Grátis
Sistema totalmente WEB
100% Fiscal com abrangência nacional
Servidor SaaS- 100% Nuvem
Venda balcão, Mesa, Comanda e Delivery em uma única tela
Integração com Marketplaces (iFood, Uber Eats, Neemo, entre outros)
Suporte- 07 dias por semana de 07h às 23h (incluindo feriados)
Expansão de novas unidades com modalidades de venda balcão e delivery
DRE
Programa de Fidelidade
Adesão de Adicionais: Autoatendimento, KDS, conciliador de cartões e outros!
Expansão nas modalidades de venda, mesa e comanda de novas unidades
Planos especiais para redes e franquias (franqueador e franqueado).
Projeto supervisionado por consultores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Odhen POS – Gestão de frente de caixa
    Agilidade para realizar vendas em uma plataforma mobile, com simplicidade para colocar os produtos nos grupos, posições e cores que agilizam a venda;
    Visual da tela é simplificado, limpo e intuitivo;
    Integração com as máquinas LIO, Gertec e outras. Maior mobilidade e exatidão no atendimento do salão.
  • Odhen Delivery
    Aplicativos de delivery próprio integrado ao Google Maps e de fácil configuração;
    Integração com os maiores Marketplaces e APPs de entrega do mercado: Ifood, Neemo, Uber Eats, Loggi, e muito mais!
    Cardápio Digital Online para divulgação de links ou QRCodes nas redes sociais;
    Gestão de pedidos feitos por site, APP ou call center consolidados em uma única plataforma.
  • Odhen TAA – Terminal de autoatendimento
    Otimização de custos, redução de filas, aumento do ticket-médio com vendas sugestivas e melhora no atendimento ao cliente.
  • Odhen Waiter – Comanda eletrônica
    Pedidos realizados pelo garçom com envio automático para a cozinha;
    Cardápio digital para pedidos na mesa;
    Controle de pedidos por posição.
  • Odhen Retail – Gestão de Vendas
    Agilidade para a tomada de decisões que resulta em aumento do faturamento;
    Personalização dos principais indicadores para acompanhamento de lojas, vendas e custos;
    Ticket Médio;
    Vendas por Operador;
    CMV;
    Preço de Venda x Custo do Produto;
    Resumo do fechamento de caixa;
    Quebra de caixa;
    Gestão da operação pela retaguarda;
    Informações em tempo real.
  • Odhen Retail – Gestão do backoffice – custos, estoque, financeiro, compras e fiscal
    Controle do estoque e ficha técnica dos pratos, com insumos detalhados;
    Contas a Pagar e Contas a Receber;
    Controle dos pedidos por prazo de recebimento;
    Conciliador de cartões para a conferência e organização das taxas cobradas pelos adquirentes e controle do recebimento de cartões, sem dependência de planilhas;
    Nota Fiscal NF-e, Fiscal NFC-e/SAT/MFe.
  • Odhen KDS – Kitchen Display System
    Gestão de status de pedidos por monitor, integrando a produção ao atendimento;
    Otimização de tempo de produção, aumentando desempenho da cozinha
    Alertas temporais para higienização das estações de trabalho e dos operadores;
    Gestão de pedidos conforme ordem de entrada e tempo de preparo;
    Expedição no formato check list.

Cardápio Digital

Conclusão
O comportamento dos consumidores de restaurantes, fast foods, lanchonetes, açaiterias, sorveterias, pastelarias, etc. tende a convergir cada vez mais para os modelos delivery e de autoatendimento. As pessoas estão aderindo a este mais recente modelo, querem mais comodidade e segurança ao realizarem seus pedidos através de seus smartphones, em aplicativos que sequer necessitam serem baixados e instalados evitando assim ocupação de espaços nos seus celulares.

Este movimento vai marcar a nova maneira de comercializar produtos que fazem parte da alimentação fora de casa, já que as normas sanitárias estão mudando devido a pandemia. A nova forma de agir da população no que diz respeito à aquisição de produtos em que o distanciamento é recomendado, vem para ficar e fazer parte do novo normal do food service. Esta afirmação vale tanto para grandes quanto para as micro e pequenas empresas que fazem parte do setor.

Ter um PDV para realizar vendas no setor de alimentação, e APPs de delivery próprio e para o autoatendimento ficou ao alcance das pequenas empresas do food service. Os donos de pequenos negócios podem contar com o apoio das desenvolvedoras de softwares feitos e pensados para este tipo de negócio.

Fechar os olhos e não ver os sinais que o mercado está dando pode causar falência. O desânimo de investigar sistemas para controle de vendas e de estoque ideais para o porte de seu restaurante pode ser fatal para o seu negócio. Procure pela Teknisa e conheça as ferramentas que estão preparadas para você mudar a forma de administrar e impulsionar as vendas de seus hambúrgueres, pizzas, sorvetes, crepes, açaís, entre outros.

Aproveite a oportunidade de aumentar as vendas, já que a população se habituou a consumir os alimentos produzidos fora de casa tanto pela praticidade de tê-los em mão com agilidade quanto pelos preços.

Esperamos que o assunto deste post tenha sido relevante e animador! Deixe seu comentário, será um prazer ouvi-lo.

Fale com nossos consultores!

 

Quer saber mais sobre nossos sistemas?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.