Preparado? A Semana do Brasil vem aí para aquecer a economia!
Às vésperas das comemorações da Independência do Brasil (7 de setembro), o governo federal anunciou a criação de uma campanha que promete aquecer a economia do País: a Semana do Brasil. O evento, que funcionará como uma longa Black Friday, vai do dia 6 a 15 de setembro e ocorrerá em paralelo à semana da pátria.
Por isso, é importante que a sua loja esteja com a estrutura física adequada e com mão de obra qualificada para deslanchar de vez nas vendas. Os processos precisam estar bem definidos e, de preferência, automatizados para agilizar o atendimento e oferecer uma experiência agradável ao consumidor.
Automação no varejo
Uma venda de qualidade começa pelos bastidores da loja. Nesse contexto, a tecnologia assume o protagonismo e conduz toda a jornada do cliente — desde o controle de estoque até a entrega do produto final.
A ferramentas de automação são utilizadas por muitos lojistas para aumentar a satisfação dos consumidores e a performance da equipe. Assim, é possível:
- Controlar estoque;
- Identificar entrada e saída de notas;
- Integração do caixa com máquinas de cartão;
- Qualificação de fornecedores;
- Histórico de compras;
- Traçar projeções com base nos resultados;
- Calcular o CMV;
- Atendimento rápido e eficiente.
Com o Odhen by Teknisa você automatiza os processos da sua loja, tornando a gestão menos manual e mais otimizada. O uso desse tipo de tecnologia pode colocar o seu estabelecimento à frente de muitos concorrentes!
Quem é o cliente?
O perfil do cliente em campanhas como a Semana do Brasil é alguém imediatista e que está a fim de garantir o melhor preço possível. Em geral, ele não se importa por passar de loja em loja à procura de um desconto maior e sabe muito bem o quanto o seu dinheiro é valioso para quem vende.
Portanto, ofereça um atendimento humanizado e esteja disposto a resolver o “problema” do seu cliente. Treine seus funcionários, cobre empatia, dedicação e proatividade. Afinal, ninguém gosta de entrar em um estabelecimento e ser ignorado!
Novo cenário?
A iniciativa da campanha pelo governo brasileiro pode representar um novo cenário na economia, uma vez que os resultados atuais são poucos expressivos e o mercado varejista tem se retraído junto à economia.
Quase 4.700 empresas já confirmaram participação! O segmento varejista enxerga essa oportunidade com bons olhos, já que setembro é considerado um “mês morto” em relação às vendas — que são alavancadas por datas comemorativas. Veja só:
Como surgiu a Semana do Brasil?
Com intuito de viabilizar a nova data de comercial e incrementar os números do comércio em setembro, o governo se uniu a algumas entidades do mercado econômico brasileiro e diversas associações empresariais.
Durante a cerimônia de lançamento da Semana do Brasil, especialistas afirmaram que a participação das empresas deve crescer gradativamente. A expectativa é tornar essa data fixa no calendário varejista brasileiro e facilitar ações para que os lojistas se organizem e se planejem com mais antecedência nos próximos anos.
É bom reforçar!
- Analise o seu produto e a concorrência para descobrir qual é o melhor horário para a sua loja abrir ou fechar.
- Confira seu estoque e negocie com seus fornecedores para conseguir fazer promoções atraentes aos consumidores.
- Instrua os seus funcionários a realizar um bom atendimento
Cada um com a sua estratégia
Nesta sexta-feira (6), algumas lojas funcionarão em horário diferenciado, abrindo a partir das 6h da manhã. Conforme cada empresa, as ofertas também serão válidas para o e-commerce, e os aplicativos poderão oferecer condições especiais de pagamento. Portanto, fique de olho e não deixe a concorrência deixar você para trás!