Em uma indústria são inúmeras as atividades que devem ser realizadas diariamente para garantir o bom funcionamento e a produção local. E é claro que a gestão de almoxarifado e estoque em indústrias faz parte desse conjunto de tarefas, entretanto, alguns problemas lhes são comuns em vários casos, o que torna este tipo de tarefa em um trabalho de atenção e estratégia.

Esse processo envolve, principalmente, a conservação das matérias-primas e dos itens que serão armazenados para produção em suas prateleiras. Por isso, é essencial garantir que os procedimentos sejam realizados da forma correta. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada!

Assim, o gestor da indústria não corre o risco de perder materiais e arcar com prejuízos financeiros em larga escala.

No entanto, esse tipo de controle, a depender de como é feito, pode representar um grande desafio aos profissionais das mais diversas áreas. Isso porque não estamos falando apenas de dois ou três tipos de produtos, mas de centenas de insumos e mercadorias que necessitam de igual atenção.

Então, como garantir o sucesso da operação gestão de almoxarifado e estoques? Saiba que, por meio de softwares de gestão específicos, como o ERP, é possível otimizar esse processo, tornando o acesso às informações mais ágil e estratégica.

E é sobre a solução ERP para gestão de almoxarifado e estoques que vamos falar hoje. Quer saber mais? Então, continue nos acompanhando. :)

Vamos começar explicando: O que é ERP?

Primeiramente, é importante entender o conceito de ERP e que tipo de solução essa tecnologia oferece a uma empresa ou indústria. Você está familiarizado(a) com esse termo?

O que é ERP?

ERP é uma sigla derivada do termo Enterprise Resource Planning, sendo que a tecnologia ERP surgiu no mercado com o intuito de integrar todas as informações estratégicas de um negócio em apenas uma ferramenta.
O software ERP facilita o acesso dos gestores aos dados e permite que eles tomem decisões mais assertivas e em menor tempo.

Em outras palavras: é poder gerir toda a empresa em um só lugar, a incluir alguns de seus principais segmentos como:

  • Financeiro e Contábil;
  • Compras e Vendas;
  • Capital Humano;
  • Fabricação;
  • Marketing;
  • Entre outros.

A princípio, o sistema ERP é a solução que todos os gestores de empresas e indústrias precisam, certo?

No entanto, é necessário se atentar a alguns cuidados antes de implantar a tecnologia ao negócio, como avaliar as reais necessidades da organização ou se o software adotado é capaz de ser executado em dispositivos móveis, por exemplo.

Mas, o que é muito importante: entender se o sistema ERP oferece um módulo de gestão de almoxarifado e estoque que permite ao gestor acompanhar as etapas de recebimento, armazenagem e distribuição de forma mais prática e apurada.

Em caso de resposta afirmativa, contar com solução ERP e como o sistema de gestão de almoxarifado pode aumentar a performance da sua equipe, convertendo seus resultados em uma receita maior.

Mas, como o sistema ERP atua, de fato, na gestão de estoque e auxilia os gestores a atuar com mais expertise no controle das indústrias? Continue acompanhando! :)

ERP para almoxarifado: a tecnologia como pilar do setor industrial

Isso quer dizer que, sem um controle apropriado de cada segmento de uma organização, as chances da companhia fechar as portas para o mercado são ainda maiores

gestão eficiente

Sabemos que o segmento de indústrias é muito competitivo. Isto é, não adianta ter todo um trabalho para fabricar um produto se ele não trouxer um retorno financeiro significativo. Sem contar a qualidade da mercadoria, que deve ser sempre o principal foco antes, durante e após a produção.

Até porque, para que cada produto ou matéria-prima chegue às prateleiras das lojas, existe todo um processo a ser seguido, que faz muita diferença no fim das contas. Sendo assim, é primordial atentar-se ao cuidado de cada uma das mercadorias.

Naturalmente, você deve imaginar que a tecnologia, como é o caso do sistema ERP, é uma importante aliada ao setor de indústrias. Essencial, diga-se de passagem.

Agora pense conosco: e se você pudesse ter acesso às informações de cada produto em tempo hábil, proporcionando uma gestão de estoque de forma mais assertiva? Com o software adequado à indústria, é possível! Entenda a seguir. :)

Gestão de Estoque: quais os problemas mais comuns?

Se um cliente chega a um estabelecimento e pede por um produto que não é entregue porque a mercadoria não está disponível, isso significa que a gestão do almoxarifado e estoque não está sendo realizada da forma correta.

Seja em uma empresa ou em uma indústria, os problemas são praticamente os mesmos, até porque, todos eles envolvem a falta de logística, que pode comprometer tanto a expedição quanto a distribuição dos produtos em cadeia.

Mas, você sabe quais são os problemas mais comuns que os gestores enfrentam quando o assunto é gestão de estoque e almoxarifado em uma indústria? Vamos enumerar alguns deles, acompanhe!

Gestão de almoxarifado e estoque: principais problemas

1. Não realizar o inventário de estoque com frequência

Este item não é necessariamente um problema, mas pode acarretar muitos prejuízos, já que a conferência do inventário realizada mensalmente, ou a cada quinze dias, dificulta a visão do gestor sobre os produtos no estoque ou almoxarifado.

Isso acontece porque se o colaborador responsável faz esse levantamento de forma espaçada, é muito provável que o número dos produtos físicos em estoque não seja condizente com o descrito no relatório.

A partir daí, os gestores devem fazer uma investigação minuciosa, a fim de descobrir o porquê dos valores não coincidirem. Sem contar que, enquanto isso, ocorrências como o vencimento de produtos, a perda de mercadorias (como um frasco que se quebrou) e até desvios podem acontecer, dificultando ainda mais a apuração do inventário.

Como solucionar? Com o sistema ERP para indústrias, os gestores, atentos à listagem de produtos centralizados na ferramenta, poderão fazer a conferência do inventário de estoque mais rapidamente, e o que é melhor: com mais frequência.

Evite o descontrole e a perda de produtos

2. Descontrole das informações referentes ao almoxarifado em indústrias

Continuando com o assunto de falta de controle, o descontrole de informações é outro problema bastante comum enfrentado por empresas e indústrias.

É comum que, em se tratando do segmento de almoxarifado e estoque, as informações cheguem aos montes aos profissionais envolvidos, cabendo a eles aplicar uma metodologia para lidar com cada número. Porém, muitas vezes a ferramenta de gestão não costuma ser a mais indicada.

Empresas de logística ainda utilizam planilhas

Isso sem contar que são muitas as indústrias que optam por relatórios em que os dados são levantados manualmente.

Por que utilizar planilhas e um software não específico para gestão de almoxarifado é um problema? No dia a dia de empresas e indústrias, são inúmeros os dados que chegam a cada momento e, muitas vezes, acompanhá-los por meio de ferramentas manuais pode demandar muito tempo e até performance dos profissionais responsáveis.

Outro agravante é que os colaboradores estão vulneráveis a erros, como contar um produto para mais, ou até mesmo digitar um valor incorretamente na planilha. Como resultado? Muito retrabalho!

Como solucionar? Digitalizando a rotina e automatizando processos por meio do sistema ERP, o gestor centraliza as informações do almoxarifado e estoque de forma prática, podendo acompanhar a entrada e saída de produtos com muito mais rapidez.

Isso contribui para um controle de mais qualidade, além de capacitar os profissionais a desempenharem a função com mais agilidade, e o que é melhor, canalizando suas habilidades em outras atividades até mais importantes dentro da organização. Em outras palavras: é não perder um dia inteiro preenchendo planilhas ou relatórios manuais.

Com isso, você evita o descontrole das informações e toma decisões com mais sabedoria, sempre tendo em mãos os números corretos de sua indústria.

3. Limitação quanto ao acesso de dados do almoxarifado presos em computadores isolados

Já que tocamos no assunto “ter em mãos os números de sua indústria”, nada mais apropriado do que destacar aqui o terceiro problema enfrentado pelos gestores: a limitação quanto ao acesso de dados.

Comumente, em indústrias, as informações de almoxarifado e estoque ficam restritas a máquinas específicas alocadas no espaço físico da organização, muitas vezes fora da rede física.

Além de limitar o acesso dos profissionais, esse tipo de cenário também não garante a segurança das informações, já que um simples defeito em um computador pode comprometer todos os dados já registrados.

Imagine a seguinte situação: um colaborador, que não se encontra na indústria, precisa acessar um dado específico do estoque para tomar uma decisão importante. Essa restrição o fará dependente não apenas dos hardwares mas também de outros colaboradores, certo?

Investir em uma tecnologia ERP

Como solucionar? Investindo em uma tecnologia ERP, o gestor não apenas conta com os dados estratégicos centralizados na ferramenta, como também garante a mobilidade no acesso aos dados, já que é possível visualizar todos as informações através da tela de smartphones e tablets.

Dessa forma, o profissional, estando na empresa ou não, pode garantir um controle mais ágil e independente do estoque. Isso gera mais autonomia tanto para o líder quanto para o colaborador.

Ah, nem precisamos reforçar que a mobilidade também auxilia na rápida tomada de decisões, não é?

4. Falta de segurança das informações referentes ao almoxarifado e estoque por não estarem na nuvem

A segurança da informação é um tópico em evidência já que as organizações, e também as pessoas, encontram-se vulneráveis a ataques virtuais e até mesmo à perda de dados causadas por diversos motivos.

Em uma indústria, o grande número de dados gerados a cada dia precisam ser armazenados da melhor forma. Lembra-se do item anterior, referente à limitação do espaço ao acesso das informações? Esse é um fator de risco.

Isso porque se os dados estão salvos apenas em determinadas máquinas, o que acontece se, por alguma razão, elas pararem de funcionar ou coisa do tipo? As informações serão perdidas.

Com isso, os gestores terão muito retrabalho para reunir tudo o que já foi registrado novamente. E aí você já sabe: muito tempo investido para nenhum retorno efetivo!

Como solucionar? O ideal é contar com uma solução que garanta que as informações da indústria sejam armazenadas em nuvem, isto é, em uma rede não física que garante o salvamento dos dados, bastando apenas o acesso à internet para sincronizar os números.

O software ERP garante o armazenamento eficiente e gestão em nuvem

5. Falta de atenção quanto ao armazenamento de produtos e insumos

Em uma indústria, o armazenamento de produtos e matérias-primas é, muitas vezes, realizado no setor de almoxarifado. Ou seja, esse espaço exige uma atenção especial e é determinante para a produção de mercadorias.

Apesar disso, muitas empresas acabam não tendo um bom resultado por não tratarem o almoxarifado como, de fato, é necessário.

Sendo assim, aqui vale uma reflexão: como você trata todos os diferentes elementos que chegam na sua indústria para produção?

Para não ter contratempos com a Vigilância Sanitária, e ficar longe de notificações e, principalmente, de embargo do seu estabelecimento, é imprescindível atentar-se às divisões do almoxarifado.

Como solucionar? Existem ferramentas especializadas, como o sistema ERP, que te auxiliam na organização dos itens que precisam ser armazenados separadamente, como: os secos, os úmidos, os inflamáveis, os perecíveis, os reagentes, os produtos que precisam de abrigos de luz e constante ventilação, entre outros.

E é nesse contexto que reforçamos a importância em adotar os softwares de gestão, que tornam a gestão de estoque e do almoxarifado mais estratégica.

ERP te proporciona mais controle e evita desperdícios

Conclusão

A gestão correta de almoxarifado e estoque é essencial em qualquer indústria. Até porque, a falta de logística nos processos pode comprometer desde a armazenagem e distribuição até a expedição de mercadorias.

No entanto, quem investe na implantação de ferramentas tecnológicas de gestão, como é o caso do sistema ERP para indústria, reduz o índice de alguns problemas e resolve questões que podem comprometer o negócio.

Benefícios do software ERP para gestão de estoque e almoxarifado:

  • Mais praticidade no levantamento do inventário de estoque;
  • Mais mobilidade na conferência do almoxarifado e estoque;
  • Mais detalhamento e centralização das informações;
  • Menos limitação quanto ao acesso de dados;
  • Mais segurança das informações;
  • Menos retrabalhos na gestão.

Sabendo de tudo isso, busque um sistema que te auxilie na tratativa dos vários estoques da sua indústria, e, ainda, o estoque de quarentena, de produto acabado e de terceiros.

Com um bom software para indústria, você também conseguirá criar vários almoxarifados no sistema, intitulá-los e ainda vincular ao local de estoque adequado.

Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as dúvidas sobre o assunto. O bate-papo é sem compromisso.

O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião abaixo. Esperamos ter auxiliado em sua gestão, tornando-a mais simples e prática. Até a próxima! :)

Quer saber mais sobre a ferramenta de gestão de almoxarifado e estoque?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.