Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Os profissionais da área de Recursos Humanos realizam funções muito importantes dentro de uma instituição. Dentre elas estão: avaliação de desempenho, realização de pesquisas de clima, treinamentos e seleções, definição de cargos e salários, admissões, entre outros. Isso tudo constitui a gestão de capital humano, essencial em qualquer organização.

Além de disseminarem a cultura e os valores da empresa, os profissionais de RH têm a difícil missão de atrair e de reter talentos, mapear habilidades e contribuir para um ambiente onde as relações de trabalho sejam reconhecidas e valorizadas.

capital humano

No entanto, diante de tantas atividades a serem realizadas no dia a dia, os colaboradores da área de recrutamento podem enfrentar muitos desafios em relação à gestão de seu próprio tempo. Até porque, são várias as informações que devem ser corretamente trabalhadas sobre cada trabalhador em uma empresa.

Sabendo disso, como otimizar todas essas rotinas, garantindo mais praticidade nas tarefas desempenhadas, além de mais assertividade no processo de seleção de candidatos?

Continue acompanhando o conteúdo para descobrir. Vamos lá?

O que é ERP?

Primeiramente, vamos entender o conceito de ERP e como essa solução torna a gestão de uma empresa mais ágil e prática. Você já está familiarizado(a) com esse termo?

A tecnologia ERP (Enterprise Resource Planning) tem como objetivo reunir todas as informações de uma empresa em apenas um sistema, possibilitando um controle mais estratégico de cada setor que compõe a organização.

Também conhecido como Sistema Integrado de Gestão ou Sistema de Recursos Empresariais, o software ERP centraliza os principais módulos pertencentes aos diversos segmentos de uma empresa, como financeiro, vendas, controladoria e também capital humano.

O sistema ERP permite uma visão mais analítica de uma empresa, proporcionando mais agilidade ao acesso às informações e à tomada de decisões.

Então, se um gestor de uma organização precisa saber sobre informações de determinado setor, não será necessário recorrer a planilhas e relatórios de difícil acesso, tampouco não será necessário buscar profissionais da área para ter esses dados em mãos.

Com o sistema ERP, gestores e colaboradores conseguem encontrar qualquer informação gerencial que eles necessitem, tudo isso por meio de uma ferramenta que apresenta cada número de forma estratégica.

Isso garante a otimização do tempo de trabalho e ganhos em gestão!

Case de sucesso da Teknisa

O que é Gestão de Capital Humano?

Surgido na década de 50 a partir dos estudos do economista Theodore Shultz, o conceito de capital humano foi oficialmente criado na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Com a definição do termo, chegou-se à conclusão de que o capital humano está relacionado às experiências que um colaborador adquiriu no decorrer de sua trajetória profissional.

Basicamente, o conceito de capital humano é um conjunto de informações sobre as habilidades e conhecimento de um profissional que podem agregar algum valor econômica a uma organização.

O que é capital humano?

A partir do conceito definido por Shultz, é que esse segmento teve sua importância reconhecida dentro do mercado de trabalho, sendo apontado como um importante componente para investimento principalmente em educação e qualificação de colaborador.

Hoje, a gestão de capital humano é praticamente obrigatória em todas as empresas que visam recrutar, qualificar e reter os melhores colaboradores das mais diversas áreas operacionais.

Integrando todas as áreas de apoio através de um único sistema

É fato que cada colaborador da empresa representa uma ponta do trabalho do profissional de Recursos Humanos.

Entretanto, imagine uma empresa com 100, 200, 300 funcionários.

Ter um software para gestão de capital humano significa se movimentar estrategicamente, considerando todos os indicadores necessários para sucessões, turnover, absenteísmo, produtividade, avaliações de desempenho, clima organizacional, custos, entre outros.

ERP para Gestão Empresarial

Integrar a Gestão de Capital Humano com as áreas de controladoria, finanças e administrativa torna o trabalho do dia a dia mais fluido e estabelece uma estrutura de informação contínua entre as áreas, minimizando erros ocorridos por falha humana.

Hoje, os softwares são projetados para transitar entre essas áreas e levar soluções para cada âmbito. Uma empresa que possui integração de sistema da área financeira e humana, por exemplo, consegue realizar cruzamento de dados individuais ou coletivos, considerando o momento econômico e elaborando diferentes cenários.

Projeções, comparativos e cargos e grupos de cargos x colaborador, avaliações de contratos, orçamentos, comparativos de índices salariais, progressão de salários mediante orçamento da empresa e de cada área também são cruzamentos possíveis de um bom sistema.

As atividades administrativas da área também são beneficiadas pelos softwares para Gestão de Capital Humano, contando com checklist de folhas de pagamento, medicina e segurança do trabalho, controle de frequência, remunerações, benefícios e processos trabalhistas.

Os sistemas permitem o acompanhamento desses itens fazendo a gestão dos pontos críticos, extraindo relatórios e indicadores que ajudam, não só na informação, mas também na hora de tomar alguma decisão, que será mais assertiva se baseada em performance e dados.

Integração de processos com software

Você sabia que a integração de processos por meio de um software pode incrementar a receita de uma empresa em até 70%, além de aumentar a produtividade dos colaboradores em torno de 78%? Pense nesses valores se estiver em dúvida sobre que tipo de decisão tomar.

O Departamento de RH enquanto ferramenta estratégica

É fato que o departamento de RH tem um papel estratégico na corporação, já que sua responsabilidade ultrapassou as tarefas do dia a dia e passou a contribuir para aumentar a competitividade da empresa, gerando resultados e desenvolvendo competências.

sistema para capital humano

Isso é possível por meio de colaboradores engajados, que contribuem para que o clima da organização seja positivo e sabem que têm seus talentos e habilidades reconhecidos.

Mas, como a empresa consegue esse colaborador? O engajado, que acredita nos valores e tem suas visões alinhadas com as da empresa? Tarefa difícil, não é mesmo?

Engajar colaboradores e líderes é fundamental e o primeiro passo é ser específico, definir metas, dar orientações e estar sempre presente direcionando líderes e equipes. O reconhecimento, as bonificações por mérito e feedbacks também afetam o ambiente de maneira positiva. Líderes e liderados engajados aumentam a produtividade, otimizam custos e melhoram a gestão e resultados da empresa.

As ferramentas de gestão de capital humano têm um papel importante nesse momento, já que possibilitam uma melhor avaliação pessoal, viabilizando o desempenho da gestão de carreira desde o recrutamento até a seleção de candidatos.

Ter um banco de currículos torna o trabalho dos headhunters (recrutadores) mais ágil e rico, com entrevistas mais assertivas, candidatos que atendem o perfil por meio do gerenciamento de competências, além de ser uma ferramenta para garantir mais organização nas etapas dos processos seletivos.

Também, durante entrevistas, dinâmicas de grupos e rodadas de negócios, é possível ter o auxílio dos sistemas do capital humano, que possibilitam uma logística mais apurada durante alguns processos, como:

  • Aprovação dos candidatos para as próximas fases;
  • Comunicação com eles através do sistema;
  • Comentários sobre o desempenho dos candidatos durante as etapas;
  • Indexação de documentos;
  • Testes;
  • Realização de admissão do candidato pelo portal para a prática dos procedimentos que envolvem a rotina de departamento pessoal: folha de ponto, acesso a recibos de pagamentos, folha de pagamento, etc.

Por isso, não deixe de avaliar a melhor solução para a sua organização, levando em conta não só as soluções administrativas, mas também soluções pessoais, de relacionamento, que auxiliam na hora de progressões, reconhecimentos, gestão de carreira e desenvolvimento pessoal.

Baixe o e-book gratuitamente

Soluções Pebbian: gestão eficiente para o seu negócio

Com as soluções Pebbian, é possível fazer a gestão de talentos com o objetivo de reter os melhores profissionais para o seu negócio, aumentando, assim, a competitividade de sua empresa.

Confira outros 3 benefícios:

  1. Alinhar os planos da sua empresa às funções que sua equipe desempenha, estabelecendo metas e considerando a estrutura organizacional.
  2. Planejar, organizar e coordenar todas as atividades administrativas, como: folhas de pagamento, ponto, obrigações com a medicina e segurança do trabalho, remunerações, processos trabalhistas, vales e benefícios, entre outros.
  3. Relatórios e indicadores BI, com informações relevantes para tomada de decisão no que se refere à performance de seu capital humano.

Crescimento da empresa que adota software ERP

Vale lembrar que empresas que adotam o sistema ERP crescem até 35% mais rápido do que outras que não fazem uso da tecnologia. Por isso, tenha em mente as necessidades da empresa e seu orçamento para investir corretamente na melhor solução!

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo sobre o que você achou. Esperamos ter ajudado. Até a próxima! 🙂

Quer saber mais sobre a ferramenta de Gestão de Capital Humano citada no texto?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.