Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Para crescer no mercado de Food Service é preciso contar com ferramentas de gestão sólidas e automatizadas — como é o caso do software ERP para restaurante. Afinal, o gerenciamento de restaurantes começa pelos bastidores e não se resume apenas ao que o público vê.

O cardápio, a qualidade do atendimento e até mesmo a estrutura física podem ser prejudicados com uma má gestão e, consequentemente, retardar o crescimento do negócio.

crescimento do food service

Fazer parte dessa estatística é um desejo de muitos gestores. Entretanto, poucos estão dispostos a mergulhar de cabeça na automação comercial. Alguns gestores não conhecem as vantagens de utilizar o sistema ERP e ainda são dependentes da planilha ou do papel. Em outros casos, os profissionais até contam com o software, mas não sabem como utilizá-lo completamente.

Por isso, vamos simplificar e desmistificar o ERP para restaurante, além de apresentar as melhores soluções, recursos e funcionalidades dessa ferramenta. Vem com a gente!

ERP não é um bicho de sete cabeças

O ERP (Enterprise Resource Planning) — e que significa em português Planejamento dos Recursos da Empresa, é a tecnologia mais acessível e moderna quando se trata de gestão no cenário de Food Service.

O sistema para restaurante supre as necessidade de estabelecimentos de todos os portes (pequeno, médio e grande) e organiza todo o fluxo de informação, proporcionando mais eficiência, segurança e praticidade para a rotina de diversos setores.

erp para restaurante

Mais informação e menos burocracia

Para o restaurante operar de forma adequada é preciso ter processos muito bem definidos. E nesse ponto o ERP entra em ação! Veja a seguir alguns processos que podem (e devem ser feitos) utilizando a ferramenta:

  • Preenchimento adequado das fichas técnicas da cozinha;
  • Controle de estoque;
  • Gestão da área de compras;
  • Análise do fluxo de caixa;
  • Estimativa de clientes.

No âmbito financeiro e fiscal, ele também controla a entrada e saída de notas, verifica a emissão correta dos documentos, facilita o cálculo do seu CMV e, principalmente, armazena seus dados para desenvolver relatórios fiscais e gerenciais.

É muita informação para você? Não se preocupe!

Em meio à quantidade de atividades que devem ser analisadas e gerenciadas é provável que o gestor fique “perdido”, ocasionando tomada de decisões erradas e que colocam a saúde financeira do negócio em risco. Por isso, guarde bem essa frase:

Sistema de ERP para restaurante

#FicaaDica:
Todo esse conjunto de funções do software permite aumentar a conversão das vendas e ter o controle total do negócio!

Qual ERP é ideal para seu restaurante?

O sistema ideal para o seu restaurante é aquele que atende às suas expectativas e se adapta à sua realidade, por exemplo, o ERP Odhen da Teknisa!

ERP para restaurante da Teknisa

Odhen by Teknisa: a melhor solução

Nós sabemos que a tecnologia não faz milagres, mas a Teknisa possui quase 30 anos de mercado e um software integrado que trabalha com as melhores soluções em Food Service. Por isso, listamos para você cinco recursos do nosso sistema ERP para restaurante para espantar de vez qualquer dúvida:

Frente de loja

A Odhen by Teknisa oferece um conjunto de soluções em automação comercial que personalizam o seu atendimento.

Os restaurantes usufruem de vantagens ao adotar um software para frente de loja (POS ou PDV), que automatiza e organiza a sua operação, principalmente quando integrado a um ou mais dispositivos que facilitam a mobilidade da sua equipe.

Com o PDV para restaurante é possível realizar as atividades diárias: registro de vendas, fechar caixa, emitir boleto, nota fiscal, entre outros. A Odhen permite o funcionamento off-line dos caixas e ainda conta com a comanda eletrônica, dando mais autonomia aos garçons.

Além disso, os pedidos são integrados à cozinha, que passa a recebê-los organizados por tempo de entrega em um display para a gestão de pedidos (KDS – Kitchen Display System).

Business Intelligence

Em qualquer dispositivo, a ferramenta de análise de dados Zmart (BI – Business Intelligence) permite o acompanhamento de dados tais como o fluxo de caixa de determinada unidade, os resultados de campanhas para cada unidade ou quais produtos têm sido os mais vendidos em outros estabelecimentos relacionados à matriz.

Essa análise gera gráficos e relatórios assertivos para a gestão de redes e franquias. Os dados obtidos direcionam a visão dos gestores e os auxiliam na definição de estratégias, metas e ações alcançar os resultados tão esperados.

Gestão de Relacionamento: CRM

Se você pensa em expandir o seu negócio, o ideal é que os franqueadores utilizem uma ferramenta CRM para auxiliar no relacionamento com suas franquias e controlar dados de negociação, análise, escolha de ponto, documentação, treinamentos pré-operacionais e todo o suporte de gestão que lhe será dado durante o contrato.

Com o apoio da ferramenta CRM da Pebbian by Teknisa, integrada à Odhen, todas as informações para o acompanhamento das franquias ficam registrados em um histórico e o franqueador pode gerenciar as tarefas da unidade franqueada individualmente.

Gestão de Compras

Um dos maiores desafios na gestão de compras é manter preços competitivos e prazos de entrega satisfatórios. Com as soluções Odhen para gestão de backoffice é possível centralizar as necessidades de compras de todas as franquias por meio da consolidação das vendas de cada loja.

Uma previsão do volume de compras é gerada com base nas vendas do período de cada estabelecimento e permite que você tenha mais poder de compra ao solicitar cotações a inúmeros fornecedores, pela importação do pedido de compra ou do XML.

Além de acompanhar um histórico de compras com cada fornecedor escolhido, você pode qualificar aqueles que oferecem o melhor custo x benefício por meio de auditorias das compras realizadas, dos fornecedores e das marcas, revisões dos preços negociados e das quantidades aprovadas, considerando o preço das embalagens, dos impostos e dos encargos, além do prazo de entrega.

Gestão de Estoque

O controle de estoque evita perdas de mercadoria, permite um cálculo justo do seu CMV e auxilia o gestor a qualificar o seu fornecedor.

A solução de backoffice da Odhen by Teknisa torna esse controle ainda mais ágil e eficaz, agindo da seguinte forma:

  1. Realiza a baixa de estoque automaticamente a partir das vendas.
  2. Cada produto possui um controle de baixa segmentado por produto acabado ou matéria-prima.
  3. A alimentação desses estoques pode ser feita manualmente ou integrada com o sistema fiscal, a partir das entradas de notas fiscais.

A ferramenta ainda auxilia na auditoria da movimentação do estoque por meio de inventário rotativo e/ou inventário cego. Todas essas informações podem ser visualizadas em gráficos e dashboards personalizados, atualizados em tempo real e separadas por franquia.

Bônus:
A Odhen também conta com aplicativos e soluções mobile para modernizar e agilizar as operações na cozinha, no balcão e nas filas, no atendimento à mesa, além de opções para autoatendimento e fidelização de clientes – como o Totem de Autoatendimento e cardápio digital.

Teknisa na prática

Para mostrar como o nosso sistema ERP para restaurante funciona na prática, utilizaremos como exemplo um de nossos clientes. Veja só:

Case de sucesso

Eles passavam por uma crise, precisavam reduzir custos, otimizar processos e contavam com um sistema que não era especializado. Quando conheceram as soluções Teknisa, a rede de restaurantes ganhou um sistema personalizado e adaptado às necessidades do seu negócio.

Mas… qual o diferencial?

Alguns sistemas realizam apenas a contabilidade e utilizam interfaces separadas (frente e back) para a parte fiscal. Esse não é o modelo ideal e deixam as informações desencontradas. No ERP para restaurante da Teknisa, tudo trabalha de forma integrada a fim de minimizar possíveis erros e de facilitar o trabalho contábil e fiscal.

O CEO do The Fifties, Gustavo Costa, destaca que antes de ser parceiro da Teknisa era preciso 10 dias para obter todos esses dados. “Agora com o software da Teknisa é possível obter esses números em 3 dias e meio”.

Outra vantagem da automação comercial é que a apuração dos impostos podem ser feitas em até 24 horas. Já em outros sistemas essa apuração dura cerca de 5 dias.
#FicaaDica:
Os nossos clientes contam com soluções personalizadas e integradas com frente de loja e back-office.

A importância da parceria

Desde a implantação do sistema Odhen até o dia a dia do restaurante, o cliente possui todo o suporte necessário para treinamentos e dúvidas quanto às suas funcionalidades. Afinal, é importante que todos os setores do estabelecimento operem em sintonia e os gestores obtenham os números de forma ágil para tomar decisões estratégicas, como:

  • Custos (como o dinheiro está sendo gasto e se está sendo investido corretamente);
  • Como está a filial;
  • Custo de Mercadoria Vendida (CMV);
  • Custo operacional;

Que tal ser cliente Teknisa?

De fato, melhorar a gestão e ainda aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes é o objetivo de muitos proprietários de estabelecimentos no segmento do Food Service. Para superar os desafios, crescer e se consolidar no mercado, basta utilizar as soluções da Teknisa! =)

Quer saber mais sobre a ERP para restaurante?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.