Como a automação comercial melhora a gestão e a receita de hotéis e resorts?

Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Para os visitantes, estar em um hotel ou resort significa uma experiência de lazer durante a viagem. Porém, para quem administra esses estabelecimentos, gerenciar cada processo pode ser um grande desafio. Principalmente se não há soluções de automação comercial.

Além disso, mais trabalhoso do que cuidar de um hotel ou resort é garantir um bom serviço aos hóspedes durante a sua estadia. Até porque um período de férias ou de folga no trabalho não pode ser perdido com frustrações, certo?

Sabendo disso, os gestores mais atentos buscam formas de aprimorar essa experiência garantindo a satisfação em cada serviço prestado, seja desde o atendimento feito à beira de uma piscina até a entrega rápida de um alimento preparado na cozinha.

Mas, de que forma um sistema de automação comercial contribui para que todos esses processos saiam conforme o planejado e ainda garantam a satisfação dos hóspedes?

É o que vamos descobrir a seguir. Que tal nos acompanhar nessa leitura? :)

O que é Automação Comercial?

Em primeiro lugar, é importante o entender o que é automação comercial e como essa tecnologia pode trazer muitas vantagens à sua empresa. Vamos lá?

Como o nome já diz, a automação comercial é uma tecnologia que torna automáticos os processos gerenciais em uma empresa, otimizando o tempo dos gestores e colaboradores em tarefas diárias.

software de automação comercial

Hoje, a automação comercial é entendida como uma solução indispensável a qualquer negócio, se tornando um importante diferencial no mercado que garante principalmente mais satisfação a quem se encontra na ponta final do seu atendimento — os clientes.

Como funciona o sistema de automação comercial em um hotel ou resort?

Sabendo que a automação comercial vem para tornar a gestão de uma empresa mais prática, vamos entender como essa tecnologia auxilia no controle dos processos de um hotel ou resort.

Lembrando que estamos falando de estabelecimentos como restaurantes, bares ou lanchonetes, que compõem o negócio e podem garantir vendas não apenas a hóspedes como a consumidores externos.

Vamos conferir algumas das principais tecnologias envolvidas no sistema de automação comercial? Continue acompanhando! :)

Sistema de PDV: melhor experiência nos estabelecimentos do hotel ou resort

Contar com um sistema de automação comercial em um hotel ou resort garante mais performance aos profissionais que trabalham nos restaurantes, bares ou lanchonetes.

Isso porque software PDV (Ponto de Venda), por exemplo, permite que os atendentes registrem os pedidos em comandas eletrônicas (controladas por meio de tablets), possibilitando o envio direto à equipe da cozinha, que dará início imediato ao preparo dos alimentos.

Dessa forma, além do atendimento ser mais rápido para ambas as partes, os gestores obtêm uma visão mais organizada de cada processo, o que os auxiliam a lidar com possíveis gargalos que serão resolvidos em tempo hábil.

Outra grande vantagem para os gestores é a integração do sistema PDV com o software de backoffice, que dá acesso aos dados de vendas em tempo real. Isso permite que eles saibam quais produtos foram mais vendidos no dia, facilitando a gestão de estoque para que nada falte nas prateleiras.

sistema de ponto de venda

Tudo isso permite que o gestor obtenha uma visão mais estratégica de preços, valorizando produtos que possuem mais saída em determinados horários, o que aumenta sua margem de lucros.

Nem precisamos dizer o quanto é frustrante para um cliente saber que o produto pedido não está disponível, não é? Por isso, a integração do backoffice com o sistema PDV é estratégica principalmente para a gestão de vendas do estabelecimento como um todo.

Totens de Autoatendimento: clicou, enviou, recebeu!

Outra vertente da automação comercial que melhora a experiência dos hóspedes são os totens de autoatendimento.

Sabemos que em horários específicos os restaurantes ou lanchonetes têm mais movimento. E, no caso de hotéis e resorts, o cenário não é diferente.

Em alguns casos, o grande fluxo de pessoas pode gerar longas filas de espera, além da sobrecarga dos atendentes. Tudo isso contribui para que o atendimento seja frustrante tanto para os clientes quanto para os profissionais envolvidos.

experiência do consumidor

Por isso, todo cuidado é pouco para reter seus clientes e mantê-los satisfeitos com o serviço prestado.

Mas, onde os totens de autoatendimento entram nessa história? Simples.

Além de tornarem o atendimento mais rápido e prático, essa tecnologia ainda contribui para a diminuição de filas, evitando transtornos e mais trabalho aos colaboradores, também auxiliando os gestores a diminuírem custos com contratações.

pedidos em restaurantes

Ideal para lidar com a movimentação intensa de pessoas no restaurante, além da proposta de oferecer aos hóspedes um atendimento mais personalizado e com a devida acessibilidade, já que o totem pode se adequar a quem possui algum tipo de deficiência física. Em outras palavras, é agregar valor à jornada e experiência do cliente.

Curiosidade: 60% dos brasileiros pretendem usar terminal de autoatendimento para compras nos próximos anos. Por isso, fique atento(a) à tendência!

Aplicativo e suas vantagens na palma da mão

O celular na palma da mão facilita, e muito, a rotina de várias pessoas, principalmente com o uso de aplicativos que desempenham as mais diversas funções.

No caso de um hotel ou resort é possível contar com um app de automação comercial para tornar o atendimento mais prático tanto para o cliente quanto para os profissionais.

Por exemplo, imagine se um hóspede que está na piscina possa fazer um pedido no bar por meio de um aplicativo (ou de algum aparelho à prova d’água, como smartwatches), e o que é melhor: podendo acompanhar sua produção e retirá-lo diretamente no balcão. Muito prático, não é?

Essa é a premissa do app de automação comercial, que torna todo esse trajeto possível. Assim, ele otimiza até mesmo o deslocamento do hóspede a algum estabelecimento, sem que ele deixe de aproveitar nenhum momento de lazer.

Por outro lado, a equipe profissional receberá o pedido diretamente na cozinha por meio da integração com a tecnologia KDS (Kitchen Display System), que os auxilia no rápido preparo e entrega dos alimentos, o que aumenta a satisfação dos hóspedes do hotel ou resort.

app para hotel ou resort

Sistema KDS: peça-chave em qualquer cozinha

E por falar em KDS (Kitchen Display System), vale destacar que esse é mais um componente operacional que compõe o sistema de automação comercial. Mas, você conhece essa tecnologia?

Imagine que a equipe de cozinheiros deve produzir uma quantidade X de pratos para uma entrega quase simultânea. Como esses profissionais controlam o tempo e o que eles precisam para preparar os pedidos que chegam por meio do sistema PDV?

É necessária muita agilidade e disciplina para produzir dentro do menor tempo possível, certo?

É aí que a tecnologia KDS entra em cena. Através de uma tela instalada na cozinha, o time de colaboradores tem acesso aos pedidos que são enviados a eles — por meio de comandas eletrônicas ou totens de autoatendimento, lembra?

Além de visualizarem o que deve ser feito sem precisar conferir com os atendentes, os cozinheiros ainda possuem um tempo cronometrado para o preparo dos pratos, contribuindo para que sua entrega seja feita em menor tempo e simultaneamente às mesas.

Essa funcionalidade é como um indicador para que os gestores possam medir a produtividade da equipe. Por exemplo: em 3 minutos, quantos hambúrgueres foram montados e entregues? A resposta poderá revelar os gargalos durante o preparo, facilitando ações corretivas.

CTA para baixar o ebook do KDS

Além disso, o KDS também otimiza a comunicação entre os atendentes e os cozinheiros, já que nenhum deles ficarão dependentes de comandas de papel ou de repasses verbais.

Com essa solução, os restaurantes, bares e lanchonetes do seu hotel ou resort só tendem a ganhar. Sem mencionar os hóspedes, que poderão desfrutar de um atendimento mais rápido e inteligente.

Lembre-se que 46% dos consumidores recomendam uma empresa com frequência após uma experiência positiva. Por isso, preocupe-se com a satisfação do seu cliente!

Case Restaurante Madero

Conclusão

Seja em um hotel ou em um resort, o fato é que a automação comercial vem para aumentar a performance das equipes envolvidas e facilitar a rotina dos gestores.

Sabemos que na maioria das vezes são vários os pontos de venda espalhados por todo o complexo. Por isso, essa tecnologia se prova eficaz, pois integra os estabelecimentos — como restaurantes, bares e lanchonetes — e possibilita um serviço diferenciado aos seus hóspedes.

Mas, de que forma a automação pode auxiliar os hotéis e resorts? Vamos recapitular:

  • Por meio da gestão de PDV, que possibilita um atendimento mais prático aos clientes por meio de tablets, que enviam os pedidos à cozinha, ou seja, mais rapidez nas entregas. Além disso, a sistema de ponto de venda também permite que o hóspede faça e acompanhe o pedido diretamente do celular através de aplicativos de automação comercial, não comprometendo o seu lazer e evitando tempo gasto com deslocamentos.
  • Através da tela dos totens de autoatendimento, que agilizam o atendimento, além de personalizar e enviar os pedidos diretamente à equipe da cozinha, evitando filas e a sobrecarga dos atendentes;
  • Contando o sistema KDS, que gera mais rapidez e organização aos cozinheiros, facilitando a medição da performance e a entrega dos pedidos em menor tempo aos clientes.

A Teknisa possui uma solução de automação comercial para te auxiliar com uma melhor gestão em seu hotel ou resort. O Odhen é um produto parametrizável que se adequa às necessidades da sua empresa, permitindo uma gestão mais automática e centralizada.

Lembre-se que, hoje, as empresas aumentam sua receita em até 35% ao adotarem um sistema integrado de gestão.

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Ah, não deixe de comentar abaixo o que você achou do texto. Esperamos ter ajudado. Até a próxima! :)

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?

Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores. O bate-papo é sem compromisso! :)

Escolha o produto ideal para seu tipo de empresa

Os produtos Teknisa são para empresas pequenas, médias e grande porte

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!