Entre em contato pelo formulário abaixo

×

Assine a newsletter Teknisa

×

Sistema de comanda eletrônica: o que é e quais as vantagens

O uso de um sistema de comanda eletrônica é uma forma simples de garantir a excelência no atendimento ao cliente e na gestão do seu restaurante.

Ficar refém de uma comanda de papel, além de não ser eficiente, implica em não contar com uma solução integrada e que permite uma operação mais eficiente.

Observe que os controles internos do restaurante são cruciais para operar um negócio saudável, pois otimizam processos e procedimentos, definem funções e responsabilidades, além de minimizar os erros e ameaças financeiras.

Afinal, quando falta controle de pedidos, erros acontecem na cozinha e o atendimento ao cliente torna-se um pesadelo.
Certamente, tudo isso reflete diretamente na excelência do atendimento e na lucratividade do seu restaurante.

Desse modo, para garantir um bom controle das vendas e não errar pedidos você precisa conhecer quais são as vantagens de se ter um sistema de comandas eletrônicas para seu restaurante.

Confira a seguir.

Saiba o que é comanda para restaurante

Como ter uma boa gestão sem controle de vendas? Impossível. Por isso é importante compreender como a comanda eletrônica é crucial para agilizar o atendimento dos clientes e garantir uma boa gestão de pedidos do restaurante.

 

O que é comanda eletrônica

A comanda eletrônica é uma tecnologia que surgiu para substituir as comandas de papel, que eram usadas para anotar os pedidos dos clientes de restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, padarias, delivery e etc.

Assim como o uso de cardápio digital com pedidos on line ou de sistema com tablet, a comanda eletrônica ou comanda online, visa otimizar o fluxo de pedidos e a produção da cozinha, além de facilitar o fechamento da conta com o pagamento na mesa.

Como o nome diz, o sistema de comanda eletrônica é uma ferramenta que permite comandar as operações dentro do bar ou restaurante. Tem sido muito comum entrar em um restaurante ser atendido por garçons que usam tablets ou smartphones para anotar o pedido, enviando tudo em tempo real para a cozinha.

E a principal vantagem para quem opta por essa modalidade de comanda para restaurante é o aumento da produtividade do garçom, que executará as tarefas mais rapidamente e com menos erros, traduzindo-se em pedidos mais precisos, tempo de espera reduzido e outros pontos positivos para os clientes.

 

A comanda de papel ainda é uma boa opção para os restaurantes?

A comanda de papel ainda é muito utilizada nos restaurantes, entretanto, pode não ser a mais recomendada para a gestão de pedidos dos estabelecimentos que desejam crescer sem prejuízos.

Apesar de ser mais barata para implantar no seu restaurante, ela pode causar diversas limitações no controle de pedidos, prejudicando a sua gestão.

Pense bem: quantas vezes os garçons precisam ir à cozinha para levar os pedidos com a comanda de papel, ou fazer trocas ou alterações?
Além disso, tem o risco de perder as anotações, o que reflete negativamente no fechamento do caixa.

Resumindo: com a comanda de papel você terá dificuldade de análise e de registro dos pedidos e das vendas.

 

Por que usar a comanda eletrônica para restaurante?

Você já se perguntou quanto tempo e esforço os funcionários do restaurante dedicam para atender os clientes?

Entre idas com o cardápio e vindas com os pedidos, há muito tempo perdido, especialmente durante as horas de pico – momento em que cada minuto é precioso.

Por isso, otimizar a gestão dos pedidos do restaurante com um sistema para comandas eletrônicas pode te auxiliar a reduzir tempo de atendimento, erros nos pedidos e otimizar a produção da cozinha.

Outro ponto relevante é que, ao simplificar as tarefas diárias, os funcionários podem redirecionar sua atenção para responsabilidades com mais impacto nos resultados. Isso inclui atender mais clientes com mais qualidade.

 

Quais as vantagens do sistema de comanda eletrônica?

Já imaginou perder todos os clientes em um dia? Isso é possível se a sua empresa não fornecer uma boa experiência aos seus clientes.

Se você quer maximizar a sua receita, valorize a agilidade e a experiência do serviço. As grandes redes de fast foods, por exemplo, não vendem apenas combos, eles vendem agilidade e praticidade no atendimento.

Portanto, considere acrescentar à sua gestão as dicas a seguir:

  • 1 – Agilidade no atendimento

Um atendente ou garçom deve se concentrar em atender com empatia, paciência e clareza para responder prontamente aos clientes, certo?

Mas, para garantir a agilidade e a melhor experiência de todos os consumidores, é necessário ter padrões nos serviços do restaurante, isto é, sua equipe deve oferecer um serviço consistente por toda parte.

Por isso, é tão importante que as empresas do setor food service simplifiquem suas operações, identifiquem gargalos nesses processos e minimizem erros implantando sistemas que promovam velocidade e padronização desde o atendimento até a produção.

Pense em como é mais rápido registrar os pedidos em um sistema de comanda eletrônica que encaminha os pedidos diretamente à cozinha! Se o processo for feito manualmente, o garçom acaba tendo que dividir sua atenção entre muitas tarefas e erros podem acontecer. Além da qualidade do atendimento que fica a desejar.

Observe este exemplo: em dias movimentados, pode ser comum um garçom ficar sobrecarregado e esquecer de acrescentar um pedido realizado pelo cliente.

Um bom sistema de comanda eletrônico elimina o tempo de espera dos clientes, permitindo que todos os pedidos cheguem diretamente à cozinha, além de sinalizar o garçom quando a produção liberar os pedidos prontos.

Como tudo é inserido diretamente no sistema de pedidos, você cria um espaço mínimo para erros e aumenta a eficiência em todo o estabelecimento.
A automação comercial simplifica as operações para clientes e para a equipe, além de auxiliá-los a evitar qualquer erro ou confusão nos pedidos.

 

  • 2 – Segurança e satisfação dos clientes

Uma das vantagens da comanda eletrônica é a garantia de que o controle de pedidos será feita de forma segura.
Se seu bar, restaurante, pizzaria, hamburgueria com serviço de delivery trabalha com comandas de papel ou comanda de cartão, há o risco de danificação ou perda do papel.

Lembrando que a cobrança de multa por perda de comanda é uma prática indevida e abusiva, conforme o artigo 39 (veja abaixo), inciso V, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma vez que a obrigação de controlar o consumo é do estabelecimento e, portanto, nenhuma multa pode ser atribuída ao consumidor.

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
V – exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva.

Em casos de perda de comanda, o procedimento correto é cobrar apenas o que foi consumido. Para isso, você deve considerar o que o cliente relatar ter consumido. Isso pode causar desgaste na relação entre você e sua clientela, além de gerar prejuízos financeiros.

Já com um sistema de comanda eletrônica não haverá riscos de perder os dados de consumo, evitando, portanto, qualquer tipo de mal estar com o cliente.

 

  • 3 – Redução de erros e custos na cozinha no seu restaurante

A cozinha está sempre fervilhando, especialmente durante os turnos de pico, então levar alguns segundos ou minutos para ler um bilhete escrito à mão e fazer perguntas pode causar um efeito cascata de atrasos.

Além disso, se houver muitos erros por não conseguir ler os pedidos manuais, isso pode fazer com que a cozinha vire um caos.

Em vez disso, o sistema de comanda eletrônica ou sistema com tablet permite que os garçons insiram pedidos e os transmitem diretamente para a cozinha, para que a equipe possa começar a preparação sem demora.

Receber pedidos em software com tablet economiza tempo e dinheiro da equipe, reduzindo o número de pedidos esquecidos, erros e recursos gastos para refazer alimentos ou bebidas que foram inseridos incorretamente no sistema POS.

 

Procurando obter mais insights para seu restaurante? Baixe nosso E-book com 14 dicas para otimizar seu negócio de delivery de comida.

 

e-book delivery de sucesso

 

  • 4 – Aumenta o giro das mesas

Quando seus clientes terminam de comer, é comum que desejem pagar a conta logo em seguida para ir embora. Mas até solicitar ao garçom para fazer o fechamento da conta e enfrentar uma fila até ao caixa há um intervalo de tempo. E seria útil se você pudesse acelerar a velocidade do checkout, não é mesmo?

O serviço lento leva a um giro lento das mesas, o que significa menos pessoas atendidas e menos receita gerada. Em vez de seguir o modelo de pagamento tradicional, se você optar pela comanda eletrônica para pagamento na mesa, seus clientes poderão efetuar pagamentos diretamente, reduzindo atrasos desnecessários com a ida e volta do garçom. A vantagem é que ocorre o aumento de giro da mesa.

A comanda eletrônica pode ser utilizada dentro da maquininha de cartões, o que permite que o cliente faça o pagamento na mesa assim que solicitar o fechamento da conta, sem ter que enfrentar filas até o caixa ou aguardar que o garçom retorne com a maquininha. Isso pode economizar muito tempo, proporcionando uma melhor experiência gastronômica.

Além disso, a comanda eletrônica oferece outras comodidades como o fechamento de conta individual ou divisão de valores para todos da mesa.

 

Assista ao vídeo e conheça a Comanda eletrônica e cardápio digital para bares e restaurantes: aumente suas vendas

 

 

    • 5 – Melhora o envolvimento do cliente

O sistema de comanda eletrônica permite que os garçons tenham tempo para um melhor atendimento, ou seja, dá oportunidade para a equipe se envolver com os clientes.

Por exemplo: a Copa do Mundo 2022 está aí, certo? E para começar a entrar no ritmo desse importante campeonato que movimenta os negócios e que atrai um grande público para os bares e restaurantes, os gestores desses estabelecimentos deveriam investir no cardápio digital para pedidos online e também nos sistemas de comandas eletrônicas em tablet.

Essa tendência do mercado de alimentação que prevê o reaquecimento do setor e que espera um público bem grande em seus estabelecimentos é pautada pela pesquisa feita pela Meta, os dados apontam que 84% dos brasileiros, fãs do futebol, pretendem acompanhar o evento, seja dentro ou fora de casa. E esse público deve ser bem atendido com boa comida e bebida, com agilidade, com simpatia, e com tecnologia de ponta para não perder o pique da equipe e dos torcedores. Leia mais sobre este assunto no Portal do Sabor à Vida

Clientes satisfeitos sempre dão avaliações positivas em sites e aplicativos de avaliações de restaurantes. Para aproveitar o tempo, a equipe do restaurante pode pedir feedback diretamente aos clientes ou preencher uma breve pesquisa. Isso vai melhorar a experiência do cliente.

Além disso, as opções de pagamento por meios digitais podem ajudar o restaurante a reunir os dados dos clientes, como e-mail ou telefone, para construir um banco de dados. Os dados no sistema de comanda eletrônica podem ser usados para executar campanhas de marketing digital para construir uma base de clientes fiéis e aumentar as visitas dos clientes ao seu estabelecimento.

 

  • 6 – Aumenta os lucros

Operações rápidas, menos tempo de espera, alto giro de mesa, segurança de pagamento e um cliente satisfeito melhoram os lucros do restaurante ao longo do tempo. Ou seja, ter um sistema de comanda eletrônica é rentável para as operações comerciais.

A vida acelerada faz com que os clientes valorizem mais seu tempo. Eles exigem conveniência e querem serviços rápidos. Por isso, é tão importante que os gestores de restaurantes adotem um bom sistema de comanda eletrônica.

 

Qual o melhor sistema de comanda eletrônica?

O melhor sistema de comanda eletrônica para bar ou restaurante é aquele que é especializado em food service e está pronto para atender as necessidades do seu negócio.

Empresas especializadas em desenvolver softwares para o setor de food service, como a Teknisa, estão sempre à frente, desenvolvendo sistemas que podem automatizar tarefas repetitivas e trabalhosas nos restaurantes, reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade e criar um melhor padrão de atendimento ao cliente.

 

Conheça mais das soluções integradas Odhen by Teknisa e tenha seu serviço de delivery integrado aos principais market place ou seu próprio aplicativo de delivery e cardápio digital. Confira o vídeo a seguir.

 

 

Conheça o sistema de comanda eletrônica Odhen Waiter

O sistema de comanda eletrônica Odhen Waiter da Teknisa é a melhor solução para o seu food service, pois ele foi desenvolvido especialmente para o setor de alimentação. O sistema permite otimizar o atendimento por meio de tablets, smartphones ou diretamente na maquininha de cartões do seu estabelecimento.

O sistema de comanda eletrônica da Teknisa é um recurso vantajoso para todas as empresas de food service, ainda mais porque ele é integrado ao sistema POS / PDV.

Cabe ressaltar que, além das grandes empresas, as microempresas e PME do setor de food service também podem utilizar essa funcionalidade para otimizar o atendimento e o fluxo de vendas com o sistema de varejo Odhen by Teknisa.

Confira quais são as empresas que podem se beneficiar do sistema de comandas eletrônicas:

  • Bares e Pubs
  • Buffet
  • Redes e franquias
  • Restaurantes
  • Lanchonetes
  • Food trucks
  • Lojas de conveniência
  • Churrascarias
  • Pizzarias
  • Padarias
  • Quiosques e cafeterias
  • Rotisserie independente
  • Delivery de comida etc.

 

Se você ainda não sabe como escolher o melhor sistema de comanda eletrônica pode procurar por auxílio com uma empresa especializada em sistemas para o food service como a Teknisa.

Os especialistas podem ajudar com uma análise de como melhorar o desempenho da do seu estabelecimento , apontando os melhores caminhos para a implantação do melhor software para a gestão de restaurantes.

 

Conclusão

Implementar a automação com o sistema de comanda eletrônica em seu restaurante é uma grande vantagem em um cenário competitivo cada vez maior.
O sistema de comanda eletrônica substitui a forma antiga de comandas de papel e agilizam todo o processo do seu restaurante.

O sistema de comanda Odhen Waiter da Teknisa oferece muitos benefícios aos estabelecimentos do food service, como giros de mesa mais rápidos, lucros mais altos, desperdício reduzido e fluxo de trabalho eficiente.

Além de ter transações mais rápidas, pois, em vez de esperar em longas filas, os clientes podem concluir as transações em qualquer lugar do restaurante ou da loja.

Isso pode eliminar problemas como:

  • Reclamações de clientes devido a longos tempos de espera
  • Confusão no check-out levando a erros dispendiosos
  • Lotação nos horários de pico e filas longas
  • Erros de pedidos
  • Sem mencionar que atender vários clientes ao mesmo tempo pode aumentar a rotatividade das mesas etc.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?

Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores. O bate-papo é sem compromisso! :)

Escolha o produto ideal para seu tipo de empresa

Os produtos Teknisa são para empresas pequenas, médias e grande porte

  • ODHEN: Automação Comercial
    Bares, Restaurantes, Pizzarias, Lanchonetes, Hamburguerias, e similares.
  • TECFOOD: Alimentação corporativa
    Restaurantes corporativos, Alimentação Hospitalar, Merenda Escolar, Catering Aéreo, Buffets e Eventos, UANS, Refeições Transportadas e similares.
  • PEBBIAN ERP: Indústrias
    Indústrias de Alimentos, de Bebidas, Indústrias de Cosméticos, Químicas e Farmacêuticas.
  • SM: Gestão de Facilities
    Empresas prestadoras de serviços, Limpeza e serviços gerais, Jardinagem, Segurança e similares.
  • HCM: Gestão de RH e DP
    Empresas de todos os segmentos, que tenham interesse em uma solução para Folha de Pagamento, Ponto, Benefícios, Encargos Sociais e Trabalhistas e Saúde e Segurança do Trabalho etc.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Reddit

Entre em contato pelo formulário abaixo: