Delivery ou Take away: qual é o melhor modelo para seu negócio

Com maior flexibilidade, conveniência e lucratividade possíveis com a adoção de um serviço de entrega, muitos restaurantes estão implementando serviços de delivery ou take away como opção para atrair ainda mais consumidores.

Antes, a entrega de refeições com qualidade de restaurante ainda era muito limitada a alimentos como pizza e, quiçá, a comida chinesa. Contudo, atualmente, o serviço de entrega de alimentos se tornou um mercado global avaliado em US$ 221,65 bilhões em 2022 e deve se expandir a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 10,3% de 2023 a 2030, segundo a Grand View Research.

De fato, o setor de serviços de alimentação no Brasil é impulsionado por um aumento de consumidores preocupados com o valor, dispostos a experimentar novas experiências. E a conveniência é um fator-chave que tem impulsionado o setor de food service, pois permite a entrega rápida de alimentos em um curto espaço de tempo.

Se você é gestor de uma pizzaria, bar, açaiteria local ou uma grande rede de restaurantes, sabe que a necessidade de se adaptar, mudar e permanecer relevante é a chave para sobreviver a esta nova era no setor de food service.

Hoje, estamos aqui para compartilhar as principais vantagens ao adotar os modelos de negócios de delivery ou take away, e o que é necessário para ser um sucesso. Boa leitura!

O que é Delivery de comida?

Delivery de comida é um serviço de entrega de alimentos, no qual o cliente realiza um pedido por meio de um aplicativo, site ou telefone e recebe a refeição em sua casa ou local de trabalho. Esse serviço é oferecido por restaurantes, lanchonetes, pizzarias, entre outros estabelecimentos que oferecem alimentos prontos para consumo.

O delivery de comida é uma opção conveniente para quem não tem tempo ou disposição para cozinhar ou sair de casa, além de ser uma alternativa para quem deseja experimentar novos sabores e pratos sem sair do conforto do lar.

Esse tipo de operação tem crescido bastante nos últimos anos, impulsionado pelo aumento do uso de smartphones e aplicativos de delivery, além da praticidade oferecida pelo serviço. Por isso, muitos bares e restaurantes têm adotado o delivery como uma forma de aumentar suas vendas e expandir seus negócios.

O que é Take Away?

Take Away é um modelo de serviço em que o cliente faz o pedido de alimentos em um restaurante, lanchonete ou outro estabelecimento de alimentação, mas em vez de consumir a refeição no local, ela é preparada para ser levada para ser consumida em outro lugar, como em casa ou no trabalho.

Diferente do serviço de delivery, onde a refeição é entregue no endereço indicado pelo cliente, no take away, o próprio cliente é responsável por retirar a refeição no estabelecimento.

Em geral, o pedido é feito pelo telefone, aplicativo de entrega ou diretamente no estabelecimento, e o cliente recebe uma previsão do tempo necessário para a preparação da refeição.

O take away é uma opção conveniente para pessoas que desejam comer alimentos prontos, mas preferem a comodidade de consumir a refeição em outro lugar, sem precisar cozinhar ou enfrentar filas em restaurantes.

Além disso, o serviço de take away pode ser uma opção mais econômica do que comer em um restaurante, pois não inclui o custo de serviço de mesa e gorjeta.

Esse serviço tem se tornado cada vez mais popular, principalmente em grandes cidades, onde muitas pessoas têm uma rotina agitada e desejam uma opção rápida e prática para alimentação. Muitos estabelecimentos de alimentação têm adotado o serviço de take away como uma forma de atender às demandas dos clientes e aumentar suas vendas.

Como escolher entre o Delivery ou Take away para implementar no seu restaurante?

Escolher entre o Delivery ou Take away para implementar em seu restaurante pode depender de diversos fatores, como localização, tipo de comida, orçamento, público-alvo e objetivos de negócios.

O delivery é uma opção interessante para restaurantes que buscam expandir sua base de clientes, alcançando pessoas que não têm tempo ou disposição para sair de casa, ou que buscam praticidade e conveniência.

Ter uma operação de delivery também pode ser uma ótima opção para restaurantes localizados em áreas movimentadas ou com pouco espaço para mesas.

Por outro lado, o take-away é uma boa escolha para bares e restaurantes que desejam manter um fluxo constante de clientes, sem a necessidade de investir em infraestrutura para acomodar mesas e cadeiras.

Além disso, o serviço de take away pode ser uma opção mais econômica para o restaurante, já que não há a necessidade de se preocupar com a entrega dos pedidos.

Para tomar a melhor decisão, é importante considerar os objetivos do seu negócio, a disponibilidade de recursos e a demanda do mercado local.

 

Conheça os Segredos para um delivery de sucesso. Baixe o e-book e saiba mais!

Segredos para ter um delivery de sucesso

Quais são as diferenças entre delivery ou take away e qual operação é mais estratégica para seu negócio?

Quais as vantagens ao implementar uma operação de take away no restaurante?

Existem várias vantagens em ter uma operação take away em seu restaurante, tais como:

1. Maior conveniência para os clientes

O serviço de take-away permite que os clientes retirem seus pedidos no restaurante, sem a necessidade de esperar por uma mesa ou por um serviço de entrega. Isso pode ser muito atraente para os consumidores que desejam desfrutar de uma refeição de qualidade em casa, no escritório ou em qualquer outro lugar.

2. Aumento das vendas

Ter uma operação de take away, seu restaurante pode atender clientes que desejam uma refeição rápida e conveniente sem se preocupar com o tempo de espera para uma mesa ou serviço de entrega. Isso pode ajudar a aumentar o volume de vendas e, consequentemente, a receita do restaurante.

3. Redução dos custos operacionais

O serviço de take away pode ser uma opção mais econômica para o restaurante, já que não há a necessidade de investir em infraestrutura para acomodar mesas e cadeiras, nem em equipe adicional para o atendimento de mesa.

4. Flexibilidade para os clientes

Oferecer o take away permite que o restaurante ofereça mais flexibilidade aos seus clientes, que podem escolher onde e quando desejam desfrutar de suas refeições. Isso pode ajudar a atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.

5. Redução do desperdício de alimentos

Com a implementação do serviço take away, reduz-se consideravelmente o desperdício de restos de comida deixados nos pratos pelos comensais durante o serviço à mesa. Ao armazená-lo em um recipiente, os clientes podem manter os alimentos que não comeram na geladeira e comê-los mais tarde.

6. Personalização dos pedidos

Ao oferecer esse modelo de negócio, o restaurante pode permitir que os clientes personalizem seus pedidos de acordo com suas preferências, adicionando ou removendo ingredientes ou selecionando tamanhos diferentes de porções.

7. Maior controle

O modelo take away permite que os clientes tenham maior controle sobre o que consomem, já que podem verificar os ingredientes, tamanhos e opções de personalização de seus pedidos antes de fazerem o pagamento.

 

Vantagens em adotar o serviço de delivery no restaurante

Há várias vantagens em implementar o serviço de delivery em um restaurante, tais como:

1. Aumento das vendas

Ao oferecer o serviço de delivery, o restaurante pode atender uma demanda maior de clientes, principalmente aqueles que preferem a comodidade de receber a refeição em casa ou no trabalho.

2. Aumento da fidelidade do cliente

As opções de entrega oferecem conveniência e flexibilidade que os clientes apreciam, e oferecer programas de fidelidade ou descontos em pedidos de entrega são grandes incentivos para que os clientes voltem a comprar. Ao fornecer aos clientes uma opção de entrega confiável, conveniente e segura, os restaurantes podem nutrir a fidelidade do cliente e criar uma base de dados para manter um relacionamento de longo prazo.

3. Expansão do alcance do restaurante

Outra vantagem de adicionar um serviço de entrega ao seu negócio de restaurante é o potencial de expandir seu alcance geográfico. Ao oferecer serviços de delivery, você pode aumentar potencialmente o número de clientes em áreas fora de sua vizinhança imediata.

4. Redução de custos indiretos

Outra vantagem de adicionar um serviço de entrega ao seu negócio de restaurante é o potencial de reduzir custos indiretos. Ao terceirizar os serviços de entrega, os restaurantes podem evitar a necessidade de contratar pessoal adicional, instalações e investir em veículos ou infraestrutura caros.

Além de um sistema de delivery eficiente, é fundamental contar com um sistema integrado para a gestão do PDV e da retaguarda.

Contar com um serviço de entrega de comida também elimina a necessidade dos restaurantes investirem em campanhas de marketing caras, pois os clientes podem ser informados sobre a disponibilidade e o custo da entrega por meio do uso de marketplaces ou aplicativos próprios do restaurante. Todos esses fatores podem ajudar a reduzir os custos indiretos e maximizar os lucros do seu restaurante.

5. Aumento da eficiência operacional

Ao adotar sistemas de gestão de PDV para fazer a gestão das vendas e para auxiliar na realização dos pedidos e entregas, o restaurante pode aumentar a eficiência operacional, reduzindo o tempo entre o pedido, o preparo e a entrega.

6. Diferencial competitivo

Oferecer o serviço de delivery pode ser um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais desafiador que é o food service, ajudando o restaurante a se destacar da concorrência.

Como a tecnologia pode melhorar a operação e os serviços de delivery ou take-away

A tecnologia pode auxiliar os gestores a implementarem os serviços de delivery e take away de diversas maneiras. Conheça algumas delas!

1. Gestão de pedidos

Você sabia que adquirir novos clientes pode custar até 25x mais do que manter um antigo, e aumentar as taxas de retenção de clientes em apenas 5% pode aumentar os lucros em até 95%? (Fonte: hbr.org).

Observe como as plataformas de delivery (marketplaces) têm mostrado a sua relevância para o mercado de food service e crescido significativamente.

Entretanto, ter um App de delivery próprio também tem se tornado uma boa opção para os gestores do setor de alimentação fora do lar, pois com ele é possível:

  • Fazer a gestão dos pedidos;
  • Reduzir os custos das altas taxas das plataformas;
  • Ocasionar o aumento do ticket-médio do delivery com vendas interativas, e o que é melhor, sem espera em filas;
  • Aumentar os lucros;
  • Ampliar o envolvimento do cliente com a sua marca.

O sistema Retail da Teknisa permite gerenciar todos os pedidos recebidos seja no delivery ou take away por meio de diferentes canais, como aplicativos, sites e telefone, em um só lugar. Isso facilita o controle de estoque, o gerenciamento da produção e a organização das entregas ou retiradas.

 

Assista ao case de sucesso e saiba como as soluções Teknisa trouxeram otimização, automação e integração no atendimento do Chopp da Fábrica.

 

2. Integração de dispositivos móveis

O ERP para restaurante da Teknisa pode ser integrado a dispositivos móveis, permitindo que os funcionários do restaurante gerenciem pedidos de delivery ou take away em tempo real, a partir de qualquer lugar. Isso pode ajudar a melhorar a comunicação e a agilidade operacional.

3. Controle de estoque

Com os sistemas da Teknisa, é possível monitorar o estoque de alimentos e insumos em tempo real, o que ajuda a evitar o desperdício e a garantir que os produtos estejam sempre disponíveis para atender aos pedidos.

4. Integração com meios de pagamento

Os sistemas da Teknisa permitem a integração com diferentes meios de pagamentos digitais, o que facilita o processo de pagamento e torna o serviço de delivery ou take away mais conveniente para os clientes.

5. Relatórios e análises

Os sistemas para delivery ou take away permitem a geração de relatórios e análises detalhados em dashboard sobre as vendas, o desempenho do negócio e o comportamento dos clientes. Isso permite que os gestores tomem decisões informadas e identifiquem oportunidades de melhorias nas operações de delivery ou take away.

 

 

6. Controle financeiro

O ERP da Teknisa para gestão de restaurantes auxilia no controle das finanças de forma mais eficiente, gerenciando receitas, despesas, impostos e fluxo de caixa. Isso pode ajudar a manter os custos sob controle e a maximizar a lucratividade.

Em resumo, o ERP da Teknisa pode ajudar os restaurantes de delivery ou take away a melhorar a eficiência operacional e a qualidade do serviço, gerenciando estoque, finanças, pedidos, planejamento e agendamento, e permitindo a integração de dispositivos móveis.

 

Aproveite e baixe o e-book sobre o sistema para restaurantes mais utilizado e saiba como escolher o melhor para seu restaurante, rede e franquias.

O melhor sistema para restaurantes

 

Conclusão

Você conferiu até aqui a diferença entre take away e delivery, e como esses modelos de atendimento pode auxiliar o seu negócio a faturar mais.

E, é claro, que você pode perceber que a decisão final depende de suas circunstâncias específicas. Em muitos casos, os restaurantes optam por oferecer tanto o serviço de delivery quanto o take away para atender a uma variedade de necessidades dos clientes. Lembre-se de que o sucesso de qualquer opção dependerá da qualidade da comida, da eficiência do serviço e da capacidade de atrair e manter clientes satisfeitos.

Hoje em dia, a rapidez e comodidade que os aplicativos de entrega de comida oferecem são simplesmente o padrão para os consumidores. Os consumidores desejam conveniência em todos os aspectos de suas vidas, incluindo alimentação, e os restaurantes podem fazer isso inscrevendo-se em aplicativos de terceiros ou criando seu próprio canal de entrega e entrega.

Resumindo, todos os restaurantes são diferentes e atendem clientes muito diferentes, por isso não existe uma resposta única quando se trata de oferecer um serviço de entrega de comida.

A implementação do serviço de delivery ou take away pode trazer várias vantagens para um restaurante, incluindo:

  • O aumento das vendas;
  • A fidelização dos clientes;
  • A expansão do alcance do restaurante;
  • A redução de custos;
  • O aumento da eficiência operacional; além de ser um diferencial competitivo no mercado.

Os sistemas ERP da Teknisa para gestão total de restaurantes oferecem diversas funcionalidades que podem ajudar os gestores a implementar e gerenciar com eficiência os serviços de delivery ou take away, o que pode levar a um aumento na satisfação do cliente, na eficiência operacional e no crescimento do seu negócio.

Fale com um de nossos especialistas. Agende uma demonstração e saiba como a Teknisa pode auxiliar sua empresa de delivery ou take away.

 

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?

Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores. O bate-papo é sem compromisso! :)

Escolha o produto ideal para seu tipo de empresa

Os produtos Teknisa são para empresas pequenas, médias e grande porte

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!