Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Você sabe o que é Business Intelligence e para que serve?

O mercado atual está cada dia mais competitivo e desafiador. Inclusive, o mercado de Food Service demanda que você tenha informações rápidas e inteligentes.

Por isso, para ter uma gestão eficiente e completa — e se tornar mais competitivo no seu mercado de atuação — é essencial que a sua empresa se estruture e implemente a cultura de análise de dados no DNA. Até porque, não há nada mais valioso que a informação.

sistema BI

Sabendo disso, muitos gestores têm apostado em tecnologias para tornar a gestão mais apurada. É o caso da ferramenta de BI (Business Intelligence), que permite o acesso mais ágil às informações essenciais para a assertiva tomada de decisões.

Quer saber mais? Continue nos acompanhando! 🙂

O que é BI (Business Intelligence) e para que serve?

O BI é uma ferramenta para ganhar agilidade, já que, com ela, você tem todas as informações na palma da suas mãos. Isso sem se preocupar em ficar reunindo dados fragmentados, com várias pessoas e setores da empresa.

Você, como dono ou gestor de um negócio do segmento food service — seja uma indústria, uma rede de franquias, de lojas, de uma empresa de refeições coletivas, entre outros — sabe que ter dados agrupados, e com indicadores visuais, tornam a tomada de decisão muito mais ágil.

E é nesse contexto que podemos destacar a importância de se investir na solução Business Intelligence.

Para entender o quanto a ferramenta de BI pode fazer diferença na sua gestão, confira abaixo alguns dos seus benefícios:

  • Gera comparativos de visões de acordo com a sua necessidade e resultados com muita rapidez, sejam analíticos, operacionais ou táticos;
  • Pode ser utilizado de qualquer dispositivo, seja tablet, celulares ou notebooks, promovendo mais mobilidade;
  • Avalia a produtividade de funcionários, possibilitando otimização e redução de mão de obra;
  • E ainda detecta erros e faz a avaliação da saúde financeira da sua empresa em um clique.

Se os seus indicadores estiverem disponíveis em um dashboard segmentado, com informações de diversas áreas da sua empresa, o gestor consegue ter vários tipos de controles. Ou seja, o cruzamento de dados e o gerenciamento automático a partir das metas previamente definidas.

Além de tudo isso, é possível diminuir riscos financeiros. Deste modo, o sistema realiza projeções de cenários, garantido as informações antes do fato ocorrer. Ou seja, dá mais tempo ao gestor para tomar decisões preventivas.

Ideal para qualquer negócio, não é?

Quais as principais vantagens de se investir em uma tecnologia BI?

Como dito no tópico anterior, a ferramenta business intelligence surge com o objetivo de facilitar o acesso às informações de uma empresa, permitindo uma tomada de decisões mais rápida e assertiva.

Por meio dessa inteligência, é possível contar com análises tanto quantitativas quanto qualitativas. Essas informações são essenciais para estipular planos de ação que envolvem tanto os números levantados quanto à qualidade dos dados, garantindo sucesso na gestão.

No entanto, antes de investir nessa solução, é necessário que os gestores tenham em mente quais são as principais vantagens, até mesmo para que haja um entendimento se esse é o melhor momento de se investir na tecnologia.

Vamos conferir mais de perto alguns benefícios que a ferramenta de BI proporciona a uma empresa? Acompanhe!

1. Aprimora a performance da empresa

Pode até parecer óbvio, mas manter todos os processos funcionando corretamente é uma das principais metas dos gestores e da equipe.

Desempenho empresarial

No entanto, por mais que as operações estejam sendo realizadas como se deve, sempre há o que melhorar, certo? Principalmente no que se refere à produtividade do time, que também pode ser ainda maior, trazendo mais resultados à empresa.

Mas, no dia a dia, identificar algum contratempo que possa atrapalhar o fluxo de trabalho, os gargalos e até o resultado final, pode ser um grande desafio aos gestores. Até porque, quando um problema é encontrado, muitas vezes não é percebido rapidamente, o que pode causar prejuízos à organização.

Com a ferramenta de BI é possível ter acesso a todas as informações em tempo real, que possibilita uma visão mais horizontal de cada operação, permitindo que os colaboradores possam agir mais agilmente para lidar com qualquer tipo de erro.

Assim, com apenas um clique, é possível identificar o que pode ser melhorado, o que contribui com uma gestão mais rápida e assertiva.

CTA para baixar o e-book

2. Antecipa as necessidades do mercado

Por mais que você e seu empreendimento estejam inseridos no mercado, muitas vezes acompanhar algumas tendências pode se tornar um desafio à gestão.

Isso porque as mudanças acontecem muito rapidamente, e muitas vezes é difícil acertar o tempo certo de colocar alguma estratégia adiante.

Business Intelligence

Nesse caso, a ferramenta de BI é capaz de cruzar dados internos da empresa com os externos do mercado. Assim, é gerado um comparativo de previsões, permitindo uma percepção mais abrangente das novidades e de qual a melhor decisão a ser tomada.

Dessa forma, o gestor consegue agir no momento mais propício, aumentando as chances de lucratividade da empresa.

3. Possibilita mais conhecimento sobre o seu público-alvo

É essencial que uma empresa conheça o seu público. Até mesmo que suas estratégias sejam ainda mais bem direcionadas às pessoas que necessitam do produto ou serviço.

Porém, mais que deter as informações sobre seus clientes, é necessário saber o momento certo de agir. E mais que isso: é também entender qual a melhor forma de abordá-lo e quais são as principais expectativas do cliente.

Estratégias business intelligence

Todas essas informações podem ser levantadas pela ferramenta de BI, que é capaz de estudar e fornecer análises do seu público-alvo de forma apurada.

Esse entendimento e geração de dados é fundamental para a criação de campanhas, por exemplo, ou adequação de discurso e até valores, que contribuem não apenas para a completa jornada do cliente, como também para sua fidelização.

4. Agrega um diferencial ao negócio

Você sabia que, segundo um estudo realizado pela empresa Deloitte, 62% dos profissionais em uma empresa ainda preferem fazer a gestão de dados por meio de ferramentas manuais, como planilhas?

Esse número é relativamente alto e nos convoca a uma reflexão: será que não é o momento de se investir em outras tecnologias para otimizar o controle das informações em um negócio?

Nesse cenário, a ferramenta BI surge como a tecnologia que não apenas melhora a gestão, tornando-a mais prática, como também coloca o negócio à frente das empresas concorrentes.

Gestão de dados

Em um mercado cada vez mais exigente e ávido por novas tecnologias, estar inteirado das novidades é uma estratégia praticamente obrigatória aos gestores dos mais variados segmentos. Para isso, conte com o BI para modernizar o seu negócio e dê adeus às planilhas manuais!

5. Permite que soluções sejam tomadas em qualquer lugar

Outra grande vantagem que a ferramenta de business intelligence proporciona é a sua mobilidade.

Por ser uma tecnologia que pode ser projetada em dispositivos móveis, como smartphones, notebooks ou tablets, a inteligência permite mais agilidade no acesso às informações relevantes, que consequentemente auxilia os gestores na rapidez da análise e tomada de decisões.

análise de dados acertiva

Na maioria das vezes, os dados de uma organização são acessados por meio de planilhas manuais encontradas nos computadores das empresas, certo?

A ferramenta BI permite que as informações não fiquem restritas ao espaço físico do negócio, podendo ser acessadas através da tela de um celular, por exemplo, e em qualquer lugar. Solução ideal para mais inteligência operacional!

Conclusão

Agora que você já sabe as principais vantagens da ferramenta de BI, é hora de entender como essa tecnologia funciona na prática.

Ainda está em dúvida com relação a essa solução?

Então confira o nosso case abaixo em que um dos clientes atendidos pela Teknisa, a empresa Acoplation, fala como que a ferramenta BI da Teknisa trouxe benefícios para os controles das metas do comercial. Confira clicando no link logo abaixo.

Case de sucesso da Teknisa e Grupo Acoplation

Quer se aprofundar ainda mais sobre esse assunto e de forma personalizada para a sua empresa?

A Teknisa é especialista em gestão empresarial e nós nos sentimos responsáveis por orientar as empresas para que elas cresçam cada vez mais.

Não esqueça de comentar o texto, compartilhá-lo em suas redes sociais e continuar nos acompanhando aqui no blog da Teknisa. Até a próxima!

Quer saber mais sobre a ferramenta de BI – Business Intelligence da Teknisa?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.